Diversão e Arte

Rede de cinemas Embracine recebe ordem de despejo e sai do CasaPark

postado em 27/05/2011 17:05
Um dos últimos cinemas de Brasília com espaço para filmes de arte fecha suas portas nesta sexta-feira (27/5). O Embracine, instalado no segundo piso do shopping CasaPark, recebeu ordem de despejo e deverá deixar o espaço num prazo máximo de 15 dias. A decisão foi expedida pela 5; Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), em segunda instância, e não admite recurso dentro do próprio tribunal. Pela manhã, funcionários do próprio Embracine teriam começado a retirada dos equipamentos.

A disputa judicial entre CasaPark e Embracine começou no ano passado. A direção do shopping afirma que a rede de cinemas não paga o aluguel do espaço desde outubro de 2009. No último mês de agosto, uma ordem de despejo foi expedida em primeira instância, dando origem a uma série de recursos. A decisão final, julgada nesta quarta-feira (25), tem aplicação imediata.

Por meio de sua assessoria, o shopping CasaPark afirmou que desde o começo do ano está negociando com outra operadora de cinema, e a decisão desta semana deve agilizar o novo contrato. A empresa garante, ainda, que o novo serviço continuará incluindo filmes nacionais e de arte, além do circuito comercial. Não há previsão para a estreia do novo cinema.


Veja abaixo o comunicado oficial do Grupo Estação sobre a decisão de fechamento das salas de cinema no CasaPark:


COMUNICADO do Grupo Estação

O Grupo Estação, tradicional circuito de cinema alternativo carioca, vinculou-se ao Fundo Cininvest FIP Cinema em janeiro de 2010. Pelo contrato, os administradores do Fundo assumiam dívidas pregressas da empresa e passariam a operacionalizar a gestão dos cinemas do grupo assim como de outros cinemas já incorporados ao Fundo, em Belo Horizonte e em Brasília.

Estes administradores não deram sequência ao seu compromisso assinado em contrato, não honrando as dívidas em curso. Em setembro do ano passado, na tentativa de recuperarmos uma história de 25 anos de trabalho e serviços prestados ao cinema pelo Grupo Estação, destituímos os administradores anteriores e retomamos ; com todos os riscos envolvidos ; as atividades dos cinemas.

Assim, em janeiro deste ano, nós, os idealizadores originais do Grupo Estação, voltamos à gestão das empresas, na qualidade de diretores, assumindo também a Embracine, empresa que já pertencia ao Fundo, com os seus respectivos cinemas.

Para nossa surpresa, nos deparamos com uma realidade em que os antigos administradores além de não cumprirem contratos assinados, ainda deixaram de pagar compromissos importantes, como aluguéis dos cinemas e seus encargos, entre outros, o que ocasionou processos de despejo, incluindo o do CasaPark.

Nossa única e principal preocupação foi a manutenção das atividades dos cinemas assim como a garantia de mais de 300 empregos diretos.

Nesta semana, após diversos recursos jurídicos, foi sentenciada a desocupação dos cinemas, revertendo-os ao seu proprietário original, o shopping CasaPark.

Nos últimos meses, a frente da administração da Embracine, além de pagarmos todos os aluguéis e encargos nas datas de vencimento, começamos a redirecionar a programação do Embracine CasaPark aproximando-a das diretrizes que sempre nortearam o Grupo Estação em seus 25 anos, como pode ser notado nas últimas semanas.

Além de lançarmos filmes independentes, o que não acontecia, também realizamos uma retrospectiva Eric Rohmer. Uma outra retrospectiva, desta vez de François Truffaut, já estava agendada para este mês, além do Festival Varilux que traria ao CasaPark a grande atriz francesa Catherine Deneuve, eventos que não mais poderão ser realizados em Brasília neste momento.

É preciso destacar que os proprietários do Shopping têm razão ao mover a ação de despejo contra a Embracine uma vez que esta, durante sua administração, não só não honrou seus compromissos de ordem financeira como também não procurou qualquer tipo de entendimento junto ao shopping.

É de nosso interesse ainda conseguir um acordo que permita a continuidade do cinema dentro dos padrões Estação reconhecidos em todo o país e que também atenda as expectativas dos proprietários do Shopping. Somente assim, poderíamos concretizar nosso desejo e os pedidos do público, de chegar a Brasília com uma programação no nível que a capital do país merece.

No momento não temos alternativa a não ser interromper as atividades das salas, o que lamentamos profundamente.

Rio de Janeiro, 27 de maio de 2011.

MARCELO FRANÇA MENDES
NELSON KRUMHOLZ
ILDA SANTIAGO
Grupo Estação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação