Diversão e Arte

Mostra cultural Mudra ocupa vários espaços da cidade

postado em 31/05/2011 09:07

Dançarina Arumina Kumar, durante Mostra cultural da ÍndiaCuradora da Mudra ; Mostra Cultural da Índia, Carina Bini Fernandes conta que a recepção do projeto no Rio de Janeiro e em São Paulo superou as expectativas. O show do músico L. Subramaniam, por exemplo, lotou, no último domingo, o Sesc Vila Mariana. No Rio, uma cena comum era ver pessoas voltando para casa porque não conseguiram ingresso para alguma das apresentações realizadas na cidade entre 19 e 22 de maio. ;É provável que, se tivéssemos feito mais duas sessões por noite, elas também seriam lotadas;, comemora a curadora.

A Mudra chega hoje a Brasília. E a abertura da mostra na cidade terá justamente show de L. Subramaniam. Até sábado, serão realizadas apresentações musicais e de dança no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil. Amanhã e quinta, o auditório do Museu da República e o departamento de música da Universidade de Brasília recebem workshops de música e dança. Também no Museu da República estarão expostas 35 reproduções de obras de artistas indianos contemporâneos.

A mostra, conta Carina, é fruto de um acordo de cooperação cultural assinado em 2009 entre os governos do Brasil e da Índia. ;Quando a embaixada da Índia nos convidou para organizar a mostra, sugerimos a eles alguns artistas que representassem a cultura milenar do país e fizessem um diálogo com a Índia de hoje;, explica. Os artistas que participariam da Mudra foram escolhidos em diálogos com o Conselho Indiano de Cultura (Indian Council for Cultural Relations ; ICCR). ;Existe um empenho muito grande por parte do ICCR de divulgar a cultura indiana. Então, todos os artistas recomendados por eles são grandes nomes da cultura indiana que cooperam com o governo nessas mostras fora do país;, ela continua.

Carina adianta que, para as próximas edições da Mudra (palavra que em sânscrito significa expressões ou gestos comunicativos), existe o plano de inserir uma mostra cinematográfica na programação do evento. Ela, que é casada com o percussionista indiano Ananda Jyothi (também um dos produtores da Mudra) e fez pós-graduação em cinema na Índia, comenta a diversidade da cinematografia do país, além de Bollywood. ;O cinema indiano é muito diversificado. Cada estado tem a sua própria cultura, estilo musical, comida; Bollywood representa 30, 40% da produção cinematográfica do país. Alguns estados produzem 80 filmes por ano;.


Mudra ; Mostra cultural da Índia
De hoje a sábado, com apresentações no CCBB e workshops no auditório do Museu da República e no departamento de música da Universidade de Brasília. Hoje, às 20h, show com L. Subramaniam. Amanhã, às 20h30, show com Anuradha Pal e banda Recharge e espetáculo de dança com Arunima Kumar e grupo. Quinta, às 20h30, show com Abhay Sopori e grupo e espetáculo de dança com Ananda Shankar Jayant e grupo. Sexta, às 20h30, show com Anuradha Pal e banda Recharge e espetáculo de dança com Arunima Kumar e grupo. Sábado, às 20h30, show de encerramento da mostra com Abhay Sopori e grupo. Acesso livre mediante retirada de ingresso. De hoje a domingo, das 9h às 18h, no Museu da República: Exposição Kalpana. Acesso livre. Informações: www.mostramudra.com.

Performance do músico L. Lakshminarayana e grupo, atração da Mudra - Mostra cultural da Índia

Performance da dançarina Ananda Shankar Jayant, atração da Mudra - Mostra cultural da Índia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação