Diversão e Arte

Noel Rosa é o grande homenageado do 22º Prêmio da Música Brasileira

Irlam Rocha Lima
postado em 07/06/2011 10:52
Marisa Monte cantará Feitio de oração: 6 de julho, no Municipal do RioNoel Rosa é o grande homenageado na 22; edição do Prêmio da Música Brasileira. A cerimônia de entrega dos troféus, em 6 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, terá como destaque show em que artistas de diversas vertentes da MPB vão cantar músicas compostas pelo eterno Poeta da Vila. Estão confirmadas as participações de Marisa Monte, interpretando Feitio de oração; e Nana Caymmi e Dori Caymmi fazendo duo em Três apitos e Último desejo. As damas do teatro Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Aracy Balabanian lerão um texto que reverencia o homenageado.

Idealizado por José Maurício Machline, em 1988, esse prêmio, com o patrocínio da Vale, é o de maior prestígio da música popular brasileira. Tem como finalidade resgatar e celebrar grandes nomes do cenário nacional e avalizar carreiras de artistas iniciantes ou com expressão de alcance regional. Cantores, músicos, compositores, arranjadores e produtores têm trabalhos enaltecidos na cerimônia de premiação.

Desde a edição de 2010, o sistema de votação é 100% informatizado. Por meio do site, os jurados podem ouvir todos os trabalhos concorrentes, ter acesso às informações sobre os produtos musicais e dar seu voto. Para eleger os finalistas, o júri realizou seleção de 367 CDs e 54 DVDs dentre os 567 e 88 recebidos, respectivamente. O foco não é apenas nos lançamentos em CD, mas também nos novos formatos e configurações da indústria, como mp3 e download.

;Sem estar atrelado a nenhum aspecto mercadológico, o Prêmio da Música Brasileira se utiliza unicamente de critérios artísticos na base de sua avaliação. O júri, formado por músicos, jornalistas e críticos, analisa a produção fonográfica brasileira do ano anterior, seja ela gerada via gravadoras, seja de forma independente, e elege os melhores de cada categoria, sob a supervisão de uma auditoria externa;, explica Machline. Haverá premiação nas seguintes categorias e suas subdivisões: arranjador, canção, canção popular, samba, MPB, pop/rock-reggae/hip-hop/funk, regional, instrumental, revelação, projeto visual e especiais.

Neste ano, não despontou um único favorito. Sete artistas lideram a disputa, com três indicações, entre eles o bandolinista brasiliense Hamilton de Holanda, que concorre com três trabalhos: Gismontopascoal (melhor álbum), que gravou com o pianista André Merhmari; Esperança ; Ao Vivo na Europa (melhor solista); e Sinfonia monumental (melhor grupo Quinteto e Orquestra Brasilianos). Outros indicados em três categorias são: Zeca Pagodinho, Arnaldo Antunes, Paulo César Pinheiro, Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho e Pato Fu. Os mineiros-brasilienses Zé Mulato & Cassiano concorrem na categoria regional ao prêmio de melhor dupla.

Disputa de iniciantes
Paralelamente ao Prêmio da Música Popular, foi criado no ano passado um concurso que dá chance a talentos espalhados pelo Brasil. Em 2011, o Vale Cantar Noel é dedicado ao sambista de Vila Isabel e tem Machiline como coordenador. As inscrições podem ser feitas por meio do site oficial (www.premiodamúsica.com.br) até 15 de junho. Os interessados podem enviar um vídeo em que interpretam um sucesso de Noel Rosa, com arranjos e formação musical a critério do candidato. Haverá escolha de três finalistas e o vencedor será conhecido apenas na cerimônia. O Vale Cantar contemplará duas categorias: uma voltada para o público geral e outra exclusiva para os empregados da Vale. O vencedor receberá prêmio no valor de R$ 9.837,80 em títulos de capitalização ou certificado de ouro quitado, além de um troféu na noite de celebração, ao lado dos grandes nomes da MPB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação