Diversão e Arte

Ebinho Cardoso e Pedro Vasconcellos lançam A comédia do coração

Irlam Rocha Lima
postado em 09/06/2011 09:49

Ebinho Cardoso e Pedro Vasconcellos tocam no Café CulturalHá quem veja dificuldade para que se estabeleça o diálogo entre o contrabaixo e o cavaquinho, dois instrumentos de acompanhamento ; um de sonoridade grave e o outro, aguda. O mato-grossense Ebinho Cardoso e o brasiliense Pedro Vasconcellos desmitificaram essa assertiva ao gravar A comédia do coração, CD com sete faixas, a ser lançado hoje, às 19h, no Café Cultural, em show pelo projeto Outras Bossas.

O álbum, de produção independente, que contou com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), é resultado de dois anos de convivência fraterna e artística entre os dois instrumentistas, que se conheceram no Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília em 2008. ;Há dois anos, o Ebinho estava na cidade e foi ao show em que eu estava participando no Café Cultural. Acabei dando uma canja. Naquela noite mesmo, propôs que gravássemos um disco juntos; conta Pedro.

Em fevereiro do ano passado, indo a Cuiabá para ministrar oficina de cavaquinho, Pedro reencontrou Ebinho e surgiu a possibilidade de os dois entrarem para um estúdio a fim de fazer registro do trabalho que vinha sendo projetado.

;Tinha alguns temas compostos e os apresentei ao Ebinho que viu neles algo que pudéssemos compartilhar. O processo foi rápido. Ao mesmo tempo, criamos os arranjos, ensaiamos e partimos para a gravação. Depois, no decorrer do ano, fomos fazendo retoques;, conta o cavaquinista.

Criações

Pedro assina Libra (a faixa que abre o repertório), Dos anjos, Tranquilo e Coisa boa, que ele classifica como ;canções instrumentais;. No repertório, tem ainda Vasconcellos, que Ebinho compôs em homenagem à família do parceiro; Tudo acaba assim, de Rafael dos Anjos (violonista do grupo Choro Livre); e A comédia do coração, de autoria do compositor e arranjador Ian Guest, mestre das harmonias. ;Achamos que esse tema tinha tudo a ver com a proposta do trabalho;, observa o músico candango, buscando justificar a escolha dela para título do CD.

Músico de intensa atividade em seu estado, onde desenvolve carreira solo e atua também como diretor musical e produtor, Ebinho tem forte ligação com instrumentistas brasilienses a quem acompanha mesmo à distância. Mas é com Pedro que ele tem maior afinidade musical. Em A comédia do coração, ele usa a voz como instrumento, fazendo vocalize em todas as faixas.

No Café Cultural, os dois vão mostrar cinco temas do disco: Libra, Dos anjos, Tranquilo, Vasconcellos e A comédia do coração. ;O show está inserido no contexto do projeto Outras Bossas, que celebra grandes artistas da MPB. A mim e ao Ebinho, cabe homenagear Toninho Horta, um dos maiores músicos brasileiros. Dele, vamos interpretar Beijo partido; Céu de Brasília; Manuel, o audaz, tendo em nossa companhia a cantora Litieh;, anuncia Pedro. Em breve, ele lança mais um CD, o Transparente, que gravou com o pianista Ricardo Nakamura.

A COMÉDIA DO CORAÇÂO

Show do cavaquinista brasiliense Pedro Vasconcellos e o contrabaixista Ebinho Cardoso em homenagem a Toninho Horta, pelo projeto Outras Bossas. Hoje, às 19h, no Café Cultural (anexo do teatro da Caixa, no Setor Bancário Sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Ouça a música A comédia do coração

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação