Diversão e Arte

Fernandez, o voador, se apresenta e ensina a arte de ser trapezista

postado em 12/06/2011 08:00

Um senhor se levanta da plateia indignado ao ouvir que o trapezista não poderia se apresentar naquela noite. De terno e gravata ele caminha até o palco e anuncia que vai subir no trapézio. Diante da incredulidade do público ele dispara: ;Pois eu vou mostrar que o velho aqui ainda sabe trepar;. A cena ocorreu no Teatro Dulcina, como parte de um dos espetáculos do FestClown de 2010. Desde então, o inusitado trapezista permaneceu afastado do grande público.

Aos 10 anos, o maranhense Miguel Fernandes sonhava ser piloto de avião. Um ano depois, o menino fugiu com um circo que se apresentava na cidade. Fernandes cresceu e virou Fernandez, o trapezista internacional que queria ser dono de circo. Hoje, o homem que completa 60 anos em setembro sonha em fazer acrobacias com uma asa-delta. Os sonhos mudam com os anos, mas todos eles têm em comum o desejo de voar. ;Se não fosse mitologia eu tinha certeza que sou a reencarnação de Ícaro;, acredita Fernandez. Desde que leu a história do grego que tentou fugir da cidade de Creta voando, o trapezista tenta viver o mito. ;Tudo que é perigoso é o meu fraco;, confessa. E suas tentativas rendem acrobacias no trapézio e boas histórias para contar. Quanto mais longe do chão maior é o prazer alcançado por Fernandez. Primeiro o telhado da casa de um padrinho, os muros do colégio, as árvores do jardim, e finalmente o picadeiro. ;Meu negócio é altura;, define.

Depois de percorrer Brasil, Chile, Argentina e Uruguai com várias companhias de circo, Fernandez chegou a Brasília em 1998 e se instalou em Valparaíso. Desde 2004, ele mora e confecciona toldos na Estrutural. Mas a vida de circense não parou por aí. É ao lado do lixão da cidade, sob a lona montada na Associação Viver, que o artista ensina crianças a fazer acrobacias no trapézio. Ele é um dos instrutores das oficinas realizadas pelo Circo Teatro Artetude, que fazem parte dos projetos Circo Escola Simpatia e Roda Vida o Circo.

Fernadez é trapezista há 49 anos. Ainda criança, ;o mais estudioso dos quatro filhos da família; fugiu com o Novo Circo Americano, que se apresentava em São Luís. Os pais tinham certeza de que o menino havia enlouquecido. ;Fiquei complexado porque minha família não aceitava. Quando eu me apresentava na cidade onde eles moravam, me escondia para que eles não me vissem;, explica.

Quando os pais e os irmãos se mudaram para Brasília, Fernadez perdeu-se totalmente deles. Doze anos se passaram até que o artista itinerante reecontrasse a família. Tudo graças a insistência da esposa Alba, moça de um povoado do Ceará que fugiu de casa aos 16 anos com o trapezista. Alba investigou e descobriu os telefones de uma das irmãs de Fernadez. ;Minha mulher era muito autoritária, ela me puxou pela orelha e disse: ;Agora tu vai falar com a tua irmã;;, o artista lembra com saudade da companheira. Alba faleceu em 2003, vítima de um câncer.

Trupe
Fernandez ensinou trapézio à mulher e ao cunhado e com mais um colega formou a trupe de trapezistas Os Ícaros. Em 1976 o grupo foi contratado por um circo alemão, o Ankenberg, que selecionava artistas no Brasil para uma turnê na América Latina. ;Dos bons não éramos os melhores, mas também dos ruins não éramos os piores;, brinca o artista. Três anos depois, de volta ao Brasil, Fernandez fez questão de escolher um bom circo. ;Eu era metido. Não trabalhava em companhia fraquinha. Eu ia lá para abraçar os amigos, mas só queria me apresentar em circo grande;, diverte-se. Em seguida, ele lembra um recente encontro com os antigos amigos durante um espetáculo do Cique du Soleil: ;Está todo mundo velho;.

O homem que se arriscou a vida toda no picadeiro tem trauma de futebol. Uma vez, em 1975, após uma partida, mesmo com um pé machucado Fernandez decidiu executar o seu número no trapézio. O resultado foi uma queda de 12 metros de altura, um braço e uma perna quebrados e quatro meses sem acrobacias. ;Nunca mais jogo! Quando não era o jogo, me machucava em alguma briga de futebol;, argumenta entre risos. A dor que até hoje ele sente no fêmur não o deixa esquecer.


; Dono de circo
; Seis meses depois de regressar ao país, o trapezista trocou os dólares e abriu o próprio circo, o Real Espanhol, que resistiu 10 anos, dirigido por Alba. ;E como deu dor de cabeça! O dia de mudança era uma dificuldade: era carro quebrando na estrada, leão nervoso com fome;, lembra. A doença da esposa fez com que Fernandez optasse por fechar o circo e trabalhar confeccionando lonas com um ex-aluno dele, que tinha uma fábrica em Brasília. Se sente saudades do circo? ;Como não? Era a minha vida, eu me sentia diferente com todo aquele povo pagando para me ver. Me sentia valorizado! Eu gostava do circo, mas gostava mais ainda da minha mulher;, emociona-se e completa: ;Sem ela, para mim, acabou. Ela dirigia tudo: o carro, o circo e a vida;.


; Busca de adrenalina
Fernandez estava em Governador Valadares (MG), quando viu pela primeira vez um voo de asa-delta. Fez amizade com os pilotos, distribuindo ingressos para o circo, até que surgiu a oportunidade de pular, em 1996. ;Minha mulher escondeu a roupa, os tênis e a chave do carro. Eu não discutia com ela porque sabia que estava errado, deixando ela preocupada. Mas eu não desisti;, conta. O trapezista foi até os fundo do circo, onde havia um velho carro Chevrolet Opala. Por meio de uma ligação direta, Fernandez saiu escondido e dirigiu rumo ao precipício dos voadores e voou com eles. ;Quando cheguei em casa, minha mulher veio me abraçar chorando. Nunca me esqueço do que ela disse: seu maluco, um dia tu vai me matar de medo com essas loucuras;, recorda.


Outro susto marcou a memória de Fernandez. Em 1887, no município de Castanhal (PA), o artista caiu da moto em um número de Globo da Morte. ;Caí e fiquei protegido pela moto, embaixo da bagunça. Um dos meus compadres se machucou e o sangue dele manchou a minha camisa branca;, explica. Todo mundo achou que Fernandez estava gravemente ferido. ;E eu fingi que estava desacordado para no dia seguinte lotar! Me colocam em uma Kombi do circo, e quando estávamos virando a esquina, rumo ao hospital, eu disse: pode voltar que eu estou bonzinho; (risos). Fernandez chegou a tempo de acalmar a esposa, que estava grávida. ;Cheguei dançando para ela ver que eu estava bem;, conta.


Prêmios
Troféu Sesc FestClown 2009: segundo lugar como trapezista.
Medalha em um festival de circo, em Santiago do Chile, em 1975


A carreira
1962
Novo Circo Americano
1975
Circo Bartolo
1976
Circo Orlando Orfei
1976
Circo Ankenberg (Alemanha)
1979
Circo Garcia
1988
Circo de Munique
1988
Circo Real Espanhol

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação