Diversão e Arte

Katy Perry, em busca de um recorde

postado em 03/07/2011 08:00
Mesmo não sendo tão badalada como Lady Gaga e Britney Spears, Katy Perry, 26 anos, está a um passo de fazer história. Caso Last friday night (T.G.I.F) chegue ao topo das paradas, como é esperado, a cantora norte-americana vai contar com cinco faixas de um mesmo álbum em primeiro lugar e igualar o recorde de Michael Jackson. Até agora, ela emplacou quatro singles do CD Teenage dream ; a faixa-título, California gurls, Firework e E.T. E tem tudo para ganhar a posição de maior hitmaker da nova geração do pop.

A expectativa é que Last friday night (T.G.I.F) alcance a primeira colocação nesta semana. O clipe da música tem mais de 36 milhões de visualizações no YouTube e ocupa o quarto lugar na lista do Top 100 da Billboard. O vídeo conta com a participação de astros como Kenny G, Darren Chris, Kevin McHalen (ambos da série Glee) e os irmãos Hanson.

Até hoje, Michael Jackson foi o único artista a ter cinco singles de um disco (no caso, Bad) em primeiro lugar nas paradas: I just can;t stop loving you, Bad, The way you make me feel, Man in the mirror e Dirty Diana. Isso aconteceu em 1987. E, em 24 anos, o rei do pop nunca teve o posto tão ameaçado como agora. Se tiver mais um hit no topo, Perry ; que tem dois shows confirmados no Brasil em setembro ; será a primeira mulher a alcançar a marca.

Estilo diferenciado

Katy Perry investe em uma música diferente das estrelas do pop contemporâneo. Não usa letras engajadas nem busca ser mais autoral. Na contramão de cantoras como Gaga e Beyoncé, ela canta os temas adolescentes que sempre fizeram sucesso na cena pop: descobertas, festas, paixões arrebatadoras e amores que deram certo. E apesar de investir em um repertório básico, não faz apenas mais do mesmo. Seu trabalho coloca os temas mais tradicionais em uma perspectiva contemporânea, das jovens do século 21.

A simplicidade nas letras é uma opção da cantora. Por diversas vezes, ela reconheceu as limitações da indústria do pop. Em entrevista à revista Rolling Stone, afirmou que não faz canções engajadas, e sim trabalhos honestos: ;Sei que California gurls não vai salvar o mundo. Mas coloco muita emoção nas minhas músicas;.

As batidas seguem a linha das letras e apostam na simplicidade. O carro-chefe da cantora são as melodias básicas do pop. Suas canções não trazem sintetizadores e efeitos vocais complexos ; como o metalizado autotune. No entanto, são embaladas por batidas dançantes e animadas, que, seguindo uma receita clássica, fazem sucesso nas pistas de dança.

Desde o começo da carreira, esses traços já estavam presentes. O primeiro hit, I kissed a girl, que a projetou para o sucesso, falava sobre uma menina que beijou outra e não via problemas nisso. Essa atitude de garota moderna, presente nas outras canções, casa com o visual da cantora. Katy Perry adota um figurino pin up (estética dos anos 1950 com forte influência no mundo pop) contemporâneo, abusando de cabelos coloridos com franja, vestidos curtos, shortinhos cor-de-rosa, tudo com um ar de menina. (LP)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação