Diversão e Arte

Brasilienses se rendem a vozeirão de Paula Fernandes

postado em 04/07/2011 08:05

A chuva de flashes indicou que a esperada estrela da noite, enfim, havia chegado. A cantora Paula Fernandes, fez o seu primeiro grande show sexta, no Ginásio Nilson Nelson, e mostrou o porquê de toda a sua popularidade.

Coros de ;começa; e vaias de ansiedade pediam a chegada da artista ao palco. Com um atraso de cerca de meia hora, o público estava impaciente pela entrada da musa. Nem a presença de Célia Porto, responsável pelo show de abertura, foi suficiente para acalmar os ânimos. Todos estavam ali com um único objetivo: ver de perto a cantora que deixou o rei Roberto Carlos boquiaberto.

O figurino acompanhou a evolução da artista desde a época do interior mineiro até os dias atuais: emoção no palcoLinda e sorridente em um vestido curtinho e rodado, Paula Fernandes subiu ao palco às 23h20, e o ginásio vibrou. O show recebeu um dos maiores públicos do Nilson Nelson: 16 mil pessoas, segundo a produção.

Com a canção Chuva chover, foi dada a largada para a animada e romântica noite que estava por vir. Paula só foi cumprimentar o público após a quarta música, Meu eu em você, sucesso na voz da dupla Victor & Leo. Mas antes disso, ela já estava ajoelhada, olhando de pertinho os fãs que gritavam na fila do gargarejo. ;Minha missão é trazer emoção e energia positiva;, disse, antes de iniciar os acordes de Não precisa, sucesso que toca de hora em hora nas rádios. Durante o refrão, ela se calou e viu as milhares de pessoas cantarem: ;Mas tem que ser assim, pra ser de coração, não diga não precisa;.

Relembrando a infância, quando ouvia sertanejo no rádio de pilha da avó, em Sete Lagoas (MG), Paula fez um medley com Amargurado, Sem você e Ainda ontem chorei de saudade e soltou: ;É bão demais da conta, sô;.

Lágrimas
O show da turnê do CD e DVD Paula Fernandes ; Ao vivo foi ambientado em um cenário simples. Flores em tons de cinza compunham o palco e um banquinho de balanço foi montado para que, assim como no DVD, Paula cantasse Quero sim. E o banco não ficou restrito à cantora. Ela convidou a estudante da sétima série Carolina de Morais, 13 anos, para se embalar enquanto o show seguia em frente. ;Parecia um sonho, aquele tanto de gente olhando para mim. Nunca imaginei nada assim;, disse uma Carolina emocionada.

Para os versos de Jeito de mato, canção que embalou a novela Paraíso, Paula tirou a bota e ficou à vontade para, sozinha no violão, tocar um de seus principais sucessos. Com os olhos marejados, disse: ;São 19 anos de carreira. Esperei muito por esse momento;. Mas as lágrimas não demoraram a cair e logo a cantora estava com o rosto úmido para delírio dos fãs.

Com três trocas de figurino a apresentação mostrou a evolução de Paula. Primeiro como uma menina do interior, em um vestidinho rodado, depois com uma versão um pouco mais ousada, com um decote e uma fenda em um vestido xadrez. O ápice, no entanto, foi quando a cantora encarnou uma mulher fatal, coberta por couro e transparências, e cantou Man, I feel like a woman, da canadense Shania Twain.

Para encerrar sua passagem por Brasília, vieram as canções Quando a chuva passar, Pra você e, no bis, Pássaro de fogo. O engarrafamento no Eixo Monumental, na entrada e na saída do show, comprovava que por ali havia passado uma estrela.

Time de peso

Repertório do show em Brasília, o novo CD e DVD Paula Fernandes ao vivo vendeu cerca de 700 mil cópias. Lançado em fevereiro, a expectativa é de ultrapassar a marca de um milhão em breve. Para completar o cenário positivo, Pra você, parceria com Zezé Di Camargo, é a quarta música mais pedida nas rádios do país, deixando para trás artistas consagrados, como Ivete Sangalo e Luan Santana. ;Comecei a cantar porque gostava e agora estou colhendo os frutos desses 19 anos de carreira. A fama é uma consequência;, analisa Paula, que não abandona as origens de menina criada na roça: ;Tinha minhas árvores preferidas, adorava andar a cavalo, vivia descalça, brincava com os bichos;, relembra.

Esse idílio transparece em sua formação musical. Ainda pequena, a autodidata em canto e violão ouvia a dupla Tião Carreiro e Pardinho, além de clássicos do gênero. Depois, descobriu o pop internacional (adora Bee Gees) e o folk. Atualmente, John Mayer é uma constante em seu iPod. A miscelânea de influências é visível no novo álbum, o sexto da carreira. Gravado em outubro passado, no estúdio Quanta, em São Paulo, com fãs convidados para ;dar aquele calor de público;, o disco mistura canções eternizadas no cancioneiro nacional a baladas de roupagem moderna e romântica, a maioria compostas pela própria Paula. ;Acredito que o universo é uma caixinha de som e é de lá que vem minha inspiração. Em alguns momentos, tenho certeza de que não fiz aquilo sozinha;, suspeita.

Entre as 17 faixas, a tradição se manifesta em Ainda ontem chorei de saudade, de João Mineiro e Marciano, Tocando em frente, de Almir Sater, e Costumes, de Roberto e Erasmo. Pássaro de fogo, Meu eu em você e Pra você são criações recentes da artista, que já fazem caíram no gosto dos fãs. Man, I feel like a woman, de Shania Twain, cumpre a cota internacional.

Um time de peso foi convidado para cantar com a musa do pop rural brasileiro, como ela costuma definir seu estilo. Com Victor e Léo, ela divide Não precisa, na trilha da novela Morde & Assopra. Faz dueto com Leonardo em Tocando em Frente e Índia (de J.A. Flores, José Fortuna e M. Guerrero). Marcus Viana entra na faixa Quando a chuva passar e Almir Sater, em Jeito de mato, de autoria dela e de Maurício Santini. ;São pessoas que participam ativamente da minha carreira;, explica.

O primeiro DVD tem cenário bucólico: uma árvore de folhas amareladas, que mudam de tom conforme o jogo de luzes, enquanto um telão exibe imagens de natureza. Paula surge, no começo, com jeito de menina brejeira, enfatizado por fotos de sua infância rural, passando para um figurino de vestido longo, cantando em um balanço enfeitado de flores. O trecho final mostra uma mulher roqueira, usando coturnos, com mais guitarra e menos sanfona. ;Tenho muitas Paulas dentro de mim;, reconhece.

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 <[endif]-->

Confira as músicas do show:

1- Chuva

2 ; Pra que conversar

3 ; Tarde demais

4 ; Meu eu em você

5 ; Não precisa

6 ; Amargurado/Sem você/Ainda ontem chorei de saudade

7 ; Debaixo do cacho/Apaixonado por você/E daí.

8 ; Voa

9 ; Quero sim

11 ; Sensações

12 ; Seio de Minas/Jeito de mato

14 ; Man i feel like woman

15 ; Isso é amar você

16 ; Navegar em mim

17 ; Quando a chuva passar

18 ; Pra você

19 ; Pássaro de fogo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação