Diversão e Arte

Após sucesso, cia de teatro de Ceilândia volta aos EUA para o Brazilian Day

postado em 06/07/2011 10:32

Quando a linguagem de um espetáculo é universal, ele pode ser apresentado em qualquer lugar. Os integrantes da Hierofante Companhia de Teatro perceberam isso na prática, nas duas vezes em que o grupo de Ceilândia esteve em Nova York para participar do Brazilian Day.

;Lembro-me de uma senhora que ria o tempo todo. Pensamos que fosse brasileira. Ela nos disse que não entendia as palavras, mas entendeu a peça e ficou emocionada;, recorda o ator Pablo Peixoto. ;Certa vez, não conseguimos começar uma apresentação, pois os americanos não paravam de pedir para tirar fotos com a gente;, acrescenta Wellington Abreu, ator e atual diretor da companhia (que acabou de completar 16 anos de trajetória).
Integrante do Hierofante nos EUA: a expectativa do grupo é buscar mais espaço no exterior para o teatro brasileiro
As aventuras da Hierofante no exterior começaram em 2008, em uma viagem para São Tomé e Príncipe. O convite partiu de um representante do Unicef. ;Ele nos viu em uma apresentação na UnB, gostou e disse que ia nos levar para o país dele;, conta Pablo. Um ano depois do primeiro contato, o trio Wellington, Pablo e Anderson Floriano embarcou rumo ao país africano. ;Chegamos lá em outubro de 2008. Fomos recebidos como jogadores de futebol. Tivemos uma agenda cheia por lá, com entrevistas em rádio e televisão, encontro com políticos, várias oficinas...;, relata Wellington. Foi a partir dessa experiência que o grupo percebeu que seria possível expandir sua área de atuação.

O próximo passo seria chegar aos Estados Unidos. Feitos os contatos com a organização do Brazilian Day, de quem receberam carta-convite oficial para participar do evento, o grupo correu atrás dos vistos e patrocínios para a primeira viagem.

Em setembro de 2009, a Hierofante desembarcou na Grande Maçã. Lá, o grupo fez apresentações do Auto da camisinha e do palhaço Tá na Reta ; este, em plena Time Square, uma das mais famosas avenidas de Manhattan. Detalhe: a Hierofante Companhia de Teatro foi o primeiro grupo de artes cênicas a se apresentar no evento, conhecido principalmente por shows musicais de artistas brasileiros.
Wellington Abreu, Pablo Peixoto e Anderson Floriano buscam patrocinadores para o Brazilian Day 2011
Em 2010, mais uma vez convidados pelo Brazilian Day, eles estrearam o espetáculo A baba da pintada ; e apresentaram também a montagem Aprendiz de feiticeiro (esta, com poucas palavras, o que ajudou ainda mais a comunicação com os americanos) e números de palhaço. Foi também no ano passado que eles descobriram e tiveram contato com o Michael Chekhov Acting Studio. Wellington explica que eles estudam a mesma técnica de teatro que a Hierofante: ;Trabalhamos com o padrão de Chekhov, que Humberto Pedrancini, criador da companhia, instalou no grupo. Em fevereiro, voltamos a Nova York para fazer um curso lá;.

Planos
Com mais um convite de participação no Brazilian Day, os integrantes da Hierofante fazem planos ambiciosos para o evento em 2011. A ideia, desta vez, é apresentar os espetáculos Bacantes e brincantes, Aprendiz de feiticeiro, números do palhaço Tá na Reta e O rapaz da rabeca e a Moça da camisinha. ;Queremos ampliar, levar mais gente conosco: o Pedrancini, o grupo Mosaico e jornalistas que fariam a cobertura das nossas atividades por lá, que poderiam ser acompanhadas em um site criado para a ocasião. Seriam, no total, 15 pessoas;, adianta Wellington. Para concretizar esse sonho, a Hierofante está em busca de patrocinadores.

Pablo enxerga a iniciativa como uma porta de entrada para o mercado internacional que contemplaria não só os artistas do Distrito Federal, mas também do Brasil. ;Existe uma demanda de teatro brasileiro por lá. Tem gente que está nos Estados Unidos há 10, 15 anos sem vir ao Brasil. E há uma identificação por parte dos brasileiros de lá com esse tipo de teatro, que é teatro brasileiro, não é Broadway.; Wellington ambiciona uma mostra de teatro brasileiro em Nova York: ;Estamos cavando espaços reais e legais para os grupos de teatro. E nada disso nos assusta. Queremos cada vez mais. Ano que vem, queremos levar metade de Brasília para lá;, brinca o ator.

Festa brasileira
Parte do calendário oficial de eventos da cidade de Nova York, o Brazilian Day é realizado desde 1984, no começo de setembro, nos arredores da Rua 46, região também conhecida como Little Brazil, devido ao grande número de brasileiros que moram ou trabalham por ali. A programação conta com apresentações musicais de artistas brasileiros e venda de produtos típicos do Brasil.


Hierofante Companhia de Teatro
Sexta, sábado e domingo, às 20h, no auditório da Administração de Ceilândia. Apresentação do espetáculo A baba da pintada. Ingresso: 1kg de alimento não perecível. Classificação indicativa livre.

Assista a vídeo da Hierofante Companhia de Teatro em Nova York


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação