Diversão e Arte

Rock Brasília estreia no sábado

postado em 07/07/2011 16:11
A turma da Colina volta a se reunir neste sábado. Uma distância de pouco mais de três décadas separa as primeiras formações das bandas de rock dos anos 1980 e a estreia do filme Rock Brasília ; Época de ouro, do documentarista Vladimir Carvalho. Na competição paulista, documentários e ficções concorrem separadamente e o filme sobre as bandas formadas na capital concorre com outros cinco títulos. Entre eles, A longa viagem, da veterana Lúcia Murat. ;O que eu fiz naturalmente foi acoplar ou atualizar a fase derradeira do que a gente convencionou chamar de rock de Brasília com as bandas Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. O filme refaz a trajetória deles desde Brasília. Mas, já aviso, não é um musical;, relaciona Carvalho sobre o registro.

Vladimir conversa com Renato Russo: a cidade era a capital do rockA rigor, a produção começou a ser filmada em 1988 no show histórico do Legião Urbana no Mané Garrincha. Naquele dia, o público se insurgiu contra os ídolos e o campo de futebol foi transformado em campo de batalha com confronto entre polícia, público e artistas. Tudo registrado pelas lentes de Vladimir. ;Aquilo foi uma liberação que o público sentia que podia fazer. Ele também queria se mostrar, se exibir. De certa maneira, dialogou de uma forma discordante com os artistas. Isso está no filme;, adianta o realizador.

Mas, que a plateia de Brasília não se fruste com a falta de exibição na cidade. Rock Brasília ainda pode concorrer aqui. ;Eu inscrevi o filme no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Com o fim do critério de filmes inéditos, é possível que ele seja selecionado. Na verdade, seria muito bom para o público brasiliense;, ressaltou o diretor. Ao saber sobre a quantidade de longas-metragens inscritos para a edição de 2011 (110 no total), o veterano soltou uma expressão de surpresa. ;Nossa! Boa sorte à comissão de seleção, que vai ter muito trabalho;, desejou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação