Diversão e Arte

Ernest Greene lança disco de estreia do projeto Washed Out

postado em 08/07/2011 10:10
Uma investigação rápida na internet desmonta o mistério: há dezenas de bandas, americanas ou não, que são associadas ao ;movimento; chillwave. Mas (eis o enigma) talvez nenhuma delas se sinta confortável nesse gênero musical, que se transformou num rótulo aplicado regularmente em blogs e sites de rock independente. Diz-se que um artista ou banda pertence ao clubinho quando cria melodias suaves e sensuais, às vezes dançantes, acolhidas em sintetizadores de pelúcia e samplers oitentistas. O Washed Out parece fadado a guiar uma geração de músicos introspectivos e sentimentais. Mas nem pergunte a Ernest Greene, o dono do projeto, se ele faz chillwave. Será uma afronta.

Escritas na casa dos pais, canções de Ernest Greene tomam influências do synthpop dos anos 1980Nas gravações do disco de estreia, Within and without, o compositor da Georgia determinou uma condição ao produtor Ben Allen (dos discaços Merriweather Post Pavillion, do Animal Collective, e Halcyon digest, do Deerhunter): nenhuma faixa deveria soar aquele estilo que ninguém ousa citar o nome. Na definição da revista Spin, ele acabou criando um ;disco de chillwave para quem não tem paciência para chillwave;. Ou algo assim. Ou, para quem abandona os preconceitos, uma experiência que depura a tal tendência sonora. E daí?

Que ninguém fique espantado se, daqui a alguns anos, esse disco for tratado como uma espécie de súmula para as vibrações de jovens artistas como Chazwick Bundick (Toro Y Moi), Dayve Hawk (Memory Tapes) e o quarteto texano Neon Indian. Talvez não de propósito, Greene dá brilho a muitos dos elementos róseos que estão em alta no indie rock: da atmosfera de sonho (que lembra um pouco os discos do Animal Collective) a uma produção que dá polimento às criações do músico sem com isso limar os ruídos de psicodelia. Soa familiar e exótico, ao mesmo tempo.

Lançado pelo Sub Pop, um selo conhecido por ;arredondar; promessas independentes (foi o que fizeram com os brasileiros do Cansei de Ser Sexy, por exemplo), Within and without merece ser ouvido como uma colaboração entre Greene e Allen, o produtor. Depois de um encontro no MySpace, os dois começaram a retocar faixas que Greene gravou na casa dos pais, numa cidadezinha interiorana da Georgia. As canções deixam vazar as impressões de um músico de 25 anos perdido num ;meio do nada;, onde coisa alguma acontece (certa melancolia, portanto, é inevitável). Já a produção de Allen amplia o synthpop arredio numa tela ampla, com mais de mil cores.

Boa companhia
Com a pequena ajuda de Allen, o músico entrou num estúdio pela primeira vez. Em 2009, despontou na internet com dois compactos. A música Feel it all around foi adotada como tema para o seriado de tevê Portlandia. Mas o disco de estreia praticamente abandona essa filosofia doméstica: em algumas das faixas, Greene é acompanhado por baixo, bateria e percussão. ;É uma música muito sensual. Ele pega influências dos anos 1980 e 1990, mas usa de forma pesada. Me lembrou discos que eu ouvia no período, mas com uma potência musculosa que é totalmente original;, comentou Allen.

Ainda que Greene não veja dessa forma, parece até música pop. ;Eu fazia ambient, música instrumental. Nunca pensei como pop. Mas tento criar arranjos muito simples, reduzindo cada música ao que ela tem de essencial;, comentou, ao site Pitchfork. Chillwave ou não, o álbum está entre os lançamentos mais aguardados da Sub Pop para 2011 ; o que não é pouco quando se fala na gravadora que lançou em 2011 Helplessness blues, do Fleet Foxes, e Hardcore will never die, but you will, do Mogwai. ;Estamos imensamente entusiasmados com o disco;, avisa o selo, no site oficial. Nas entrelinhas: o ;movimento; ganhou um líder.

Se gostou, ouça
Chillwave ou não, eis a questão:

Toro Y Moi
Confirmado para o festival Planeta Terra, em novembro, Chazwick Bundick une climões eletrônicos aos ritmos da soul music. Conheça em www.myspace.com/toroymoi.

Panda Bear
Há quem ;acuse; o projeto solo de Noah Lennox, integrante do Animal Collective, de ter iniciado o chillwave. Um oceano de samplers. Conheça em www.myspace.com/pandabear.

Memory Tapes
Dayve Hawk, de Nova Jersey, lançou esta semana o terceiro LP, Player piano, que tinge a chillwave com uma aquarela pop. Conheça em www.myspace.com/memorytapes.

Neon Indian
Não faltam bons amigos a este quarteto de Denton, Texas. Este ano, eles lançaram um disco em parceria com o Flaming Lips. E o segundo LP está pronto. Conheça em www.myspace.com/neonindian.

WASHED OUT
Conheça o projeto de Ernest Greene, que lança o primeiro disco, Within and without, pela Sub Pop. Importado. Ouça em www.myspace.com/thebabeinthewoods. ***

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação