Diversão e Arte

Uma das animações mais populares, O rei leão volta às telonas em versão 3D

postado em 28/07/2011 09:15

Para quem tem mais de 30 anos, a notícia pode provocar certa preocupação: O rei leão, que estreou nos cinemas não faz tanto tempo (em 1994, precisamente), já faz por merecer um adjetivo retumbante. É um clássico ; pelo menos, e acima de tudo, na avaliação da Disney, que trata o filme como símbolo de uma época. Para azar dos espectadores que já se sentem enferrujados, o estúdio tem razão. No cinema, poucas técnicas sofreram mudanças tão profundas quanto a animação. O arranque da tecnologia digital sufocou em poeira os desenhos ;tradicionais;, criados à mão. É por isso que, no reino de Shrek e de Nemo, O rei leão pode ser tomado, sim, como uma espécie de relíquia.

É esse clima de matinê ;à moda antiga; que a Disney tenta atualizar em 2011, com o lançamento da versão 3D da animação que venceu dois Oscar (melhor música e canção). Com estreia brasileira prevista para 26 de agosto, o longa-metragem volta às telas após uma recauchutagem visual que, segundo a Disney, vai surpreender o público acostumado às firulas tridimensionais. ;Na conversão para o 3D, usamos uma técnica sofisticada de profundidade. O público vai realmente sentir como se estivesse entrando no filme. O som também pula da tela e invade a sala de projeção;, promete o produtor Don Hahn, em entrevista ao Correio.

Indicado ao Oscar de melhor filme por A bela e a fera (1991), Hahn admite que não é fã dos novos sucessos de animação. Gostou de Toy story 3, mas sempre encontra uma oportunidade para elogiar os traços sutis do japonês Hayao Miyazaki, de A viagem de Chihiro. É um assunto delicado ; uma vez que a Disney comprou a Pixar, gigante no mercado dos desenhos computadorizados. Desviando de polêmicas, portanto, Hahn comenta que os novos criadores do ramo não pensam de forma tão diferente da que pensavam os técnicos e desenhistas dos anos 1990: o mais importante é contar uma boa história. E isso, sabe-se, O rei leão tem.


Assista ao clipe de Hakuna matata

;Há muitos filmes interessantes na animação em cartaz. Mas, quando converso com a geração mais nova de técnicos, noto que tudo se resume a uma questão de roteiro e personagens. Histórias como as de O rei leão, com emoções fortes e humanas, vão sempre vencer no final;, afirma o produtor, 56 anos. A popularidade do longa, ainda líder de bilheteria entre as animações em 2D, também pesou na estratégia de relançamento. O trabalho, no entanto, ficaria ainda mais complicado se o filme não tivesse sido armazenado em arquivos digitais. ;A ideia de relançar O rei leão fazia muito sentido porque era fácil recuperar as imagens. Além disso, a equipe que trabalhou no filme estava disponível para nos orientar durante o processo;, explica.

Sutil transcrição
Traduzir o desenho original na versão high-tech envolveu boa parte dos desenhistas que desenvolveram o projeto original ; entre eles, os diretores Roger Allers e Rob Minkoff. ;Foi um filme de equipe;, lembra. ;O rei leão me ensinou que um ótimo time de roteiristas e artistas pode transformar uma história difícil em algo que é único, especial. Também aprendi muito sobre o poder da música. Se você coloca Hans Zimmer e Elton John num estúdio, algo mágico acontece. O trabalho deles elevou o filme: de alegoria, se transformou numa ópera africana. A música pode expressar emoções complexas que eu não conseguiria retratar de outra forma;, observa o produtor, que hoje trabalha com Tim Burton na animação stop-motion Frankenweenie.

Na época da produção, as ideias do filme pareciam complicadas demais para agradar ao público juvenil. Combinar cultura africana, Hamlet e histórias bíblicas parecia, para os chefões da Disney, uma extravagância ; eles preferiam apostar em Pocahontas. Mas a ascensão de Simba se tornou um dos longas mais elogiados do estúdio, com faturamento de US$ 783 milhões no mundo todo. ;O passe de mágica é que O rei leão é fortemente enraizado em emoções humanas, especialmente no relacionamento entre pais e filhos. Ao usar animais para contar essa história, ele se transforma numa alegoria profunda;, explica.

A temporada nos cinemas será apenas a primeira etapa do novo reinado do filme, que será lançado em Blu-ray numa versão ;diamante;, com retoques nas imagens e um pacote de extras que inclui erros de gravação. Nenhuma cena ou canção, contudo, será incluída. ;Nosso único objetivo era preservar o conceito do filme;, explica o produtor. Isto é: os rugidos agora soam mais potentes, é claro, mas para que atualizar emoções que não envelheceram?

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação