Diversão e Arte

Dois coelhos e uma só enrascada

postado em 01/08/2011 11:10
Feita para exibição em celulares no Japão, a série Usavich chega ao Brasil via TV por assinaturaDois coelhos que parecem ser amigos e estão presos em uma penitenciária soviética são os protagonistas de uma série de curtas de animação que o canal por assinatura Vh1 começa a exibir hoje, durante os intervalos de sua programação. Criada pelo conceituado animador japonês Satoshi Tomioka e por seu estúdio Kanaban Graphics, em 2006, Usavich foi pensada, inicialmente, como pílulas para serem exibidas somente em dispositivos móveis da companhia de celular Flux, do Japão. Mas as historinhas fizeram tanto sucesso que Usavich acabou se tornando uma marca famosa e bastante popular naquele país. Na intenção de repetir esse barulho no Brasil, a série será exibida também na tevê, em episódios de um minuto e meio de duração cada.

A animação conta a história de Kirenenko e Putin, que estão presos por motivos diferentes, mas dividem a mesma cela. Kirenenko responde por crime de formação de quadrilha. É quieto, mas, uma vez que seu cotidiano é perturbado, ele enlouquece. Além disso, é um compulsivo colecionador de tênis. Putin foi condenado à prisão apenas por ter cabulado um dia de trabalho. É um coelho alegre e gentil, mas ligeiramente bobo. A ponto de se sentir satisfeito com sua confortável vida na prisão. Devido a essa ingenuidade, acaba caindo em todas as peças que os guardas montam para ele ; enquanto Kirenenko, ao mesmo tempo em que é tranquilo, é também muito malvado com os guardas e com o próprio Putin.

Os dois coelhos convivem com outros personagens, igualmente inusitados. Leningrad é um sapo que vive no banheiro da prisão. Come tudo o que se move e é considerado por Putin seu bichinho de estimação. Komanetsyn é um pintinho, filho de um gay, que se empolga facilmente e parece gostar de Putin. Já Kanschkov é o carcereiro principal, que vigia os prisioneiros. Entre refeições e banhos, ele sempre atormenta os presos.

O trabalho de Satoshi Tomioka é hoje reconhecido no Japão e na Europa, onde o artista é considerado dono de um estilo inimitável. Formado pela Universidade de Tecnologia de Tóquio, Tomioka começou a carreira como desenhista do Dream Pictures Studio. Chamou a atenção quando lançou o primeiro curta-metragem, Sink, inspirado pelo vaivém de trens na capital japonesa. Não demorou a fazer o segundo, Coin laundry ; os dois estão disponíveis no YouTube, onde Sink é também encontrado sob o título Justice. Bastou para que, em 2002, a agência publicitária Wieden & Kennedy o convidasse para fazer um comercial para a Honda. No ano seguinte, ele abriu seu próprio estúdio, o Kanaban Graphics.

A exibição de Usavich no Brasil deverá ser seguida pelo lançamento de várias linhas de produtos associados ao desenho. Para isso, a área de licenciamento da Viacom no Brasil inicia neste mês negociações de parcerias. De acordo com Angela Cortez, diretora de licenciamento da Viacom no país, a intenção é lançar as primeiras peças ainda neste segundo semestre. "No Japão, já existe uma vasta coleção que se tornou hit no mercado, com eletrônicos, confecção, pelúcia, papelaria, moda e acessórios", diz Angela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação