Diversão e Arte

Espaço Chatô realiza exposição de cartuns

postado em 09/08/2011 08:40
O trabalho do belga Stefaan Provijn é um dos 40 da mostra que abre hoje
Para os desconfiados de plantão, vale um aviso: muito além de uma forma de arte ou elemento de humor, os cartuns têm o destino manifesto de provocar o efeito crítico. Isso em qualquer assunto, em qualquer ocasião ou momento histórico. ;O cartum cumpre uma função essencial nas democracias.

O lápis dos cartunistas é como um bisturi atento aos desvios do poder, aos preconceitos, às discriminações e às contradições e perplexidades do ser humano;, acredita Luiz Humberto Marcos, diretor do Museu de Imprensa de Portugal. Para ele, o cartum é um bom barômetro das sociedades e, por vezes, uma arma demolidora.

;Os poderosos normalmente detestam os humoristas porque eles revelam o que o poder quer esconder. É pela sátira da coisa pública, política ou não, que o humorista gráfico se torna incômodo às consciências menos tolerantes, menos democráticas. Alguns têm sido presos, julgados e até mortos pela sua intervenção crítica.;

De hoje a 16 de setembro, o Espaço Chatô (na sede do Correio Braziliense) recebe a exposição Aviões e máquinas voadoras, vinda diretamente da instituição portuguesa para Brasília, depois de passar por Espanha, França, Argentina e México. No Brasil, o roteiro já incluiu Caxias do Sul (RS) e Piracicaba (SP).

Vencedoras do concurso mundial, as obras versam sobre o meio de transporte aéreo enquanto prestam uma homenagem à Passarola, invenção do padre brasileiro Bartholomeu Lourenço de Gusmão. No século 18, Gusmão voou a bordo de uma máquina movida a vapor e foi um dos precursores da aviação. Do fato histórico, percebe-se que brasileiros têm vocação para voar, assim como padres gostam de altura há muito tempo.

Quem quiser pode acessar os trabalhos dos cartunistas disponíveis no site http://www.cartoonvirtualmuseum.org. Porém, a interação entre obras físicas e observadores presentes, aquilo que o teórico Walter Benjamim (1892-1940) chamou de ;aura; de obras de arte materiais, ainda guarda um certo charme. ;Os museus virtuais ganham um interesse cada vez maior. Eles contribuem para a deselitização da cultura, mas não anulam a função dos ;museus físicos;. Apesar do poder crescente de simulação das tecnologias, as exposições reais continuam a ter grande atração. E não vão perder interesse;, resume o diretor.

PORTOCARTOON ; AVIÕES E MÁQUINAS VOADORAS
De hoje a 16 de setembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h, no Espaço Chatô (SIG, Q. 2, Lt. 340, sede do Correio Braziliense; 3214-1350).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação