Diversão e Arte

Exposição Senhora das cores mostra a riqueza do folclore goiano

postado em 10/09/2011 08:00
Pintura de Helena Vasconcelos, em exposição na Casa Thomas Jefferson
;O folclore brasileiro é o mais rico do mundo;, afirma Helena Vasconcelos, pintora mineira que retrata as traições culturais goianas em tons fortes, para tentar criar um novo mundo, totalmente colorido. Os temas, em geral religiosos, foram desconstruídos em ;quase; mosaicos que podem ser vistos na exposição Senhora das cores ; a pintura colorista e emocionada, aberta a partir de hoje, na Casa Thomas Jefferson (709 Sul).

A tinta acrílica pode aderir bem às telas ou às cerâmicas das 32 peças expostas, mas o que Helena pretende mesmo fixar na mente dos visitantes são os inúmeros festejos que ocorrem ao longo do ano em Goiás, o estado que elegeu como moradia há mais de 30 anos. ;Eu quis fazer uma coisa minha, que me representasse. Então realizei um resgate cultural do homem do campo, uma preservação e divulgação de uma arte popular;, justifica.

Durante a pesquisa, a artista se questionou sobre quais das manifestações populares melhor a representaria. Mesmo sendo pouco conhecidas, escolheu duas: a primeira, As pastorinhas, é uma peça musical realizada, anualmente, na Festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis. Formada por dois grupos de meninas, ou cordões azul e vermelho, eles entoam cânticos no caminho à manjedoura para conhecerem o recém-nascido menino Jesus. A segunda representação é Os Muladeiros, um encontro de homens montados em mulas, ou muares, que tem a função de realçar e manter a vida campestre. Em ambos os casos, a religião está intrinsecamente envolvida, coisa que ela não ignorou, mas também não quis destacar.

Por outro lado, Helena não deixou de representar as várias outras festas populares. Ela colocou cuidadosamente em suas obras cada uma das que fazem parte do calendário goiano de festividades. A procissão do fogaréu, a congada, a catira, as cavalhadas, as folias de reis e as festas juninas são passadas para as telas de uma forma a evidenciar a riqueza imaterial do Centro-Oeste brasileiro.

Quando resolveu se dedicar às pesquisas, a pintora percorreu, por diversas vezes, várias cidades do interior do Estado para colher inspirações. Isso, de acordo com ela, possibilitou ver em um encontro de gerações a manutenção das danças e tradições locais. ;Venho estudando o folclore há seis anos, mas as obras foram produzidas de 2010 para cá;, relata.

Senhora das cores
Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul, Cj. B; 3443-6588). De hoje a 24 de setembro. De segunda a sexta, das 9h às 21h; e sábado, das 9h às 12h. A cultura popular do estado de Goiás nas telas de Helena Vasconcelos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação