Diversão e Arte

O multi-instrumentista Manassés tocará pela primeira vez no Clube do Choro

Irlam Rocha Lima
postado em 02/11/2011 08:30
Manassés de Souza, radicado em Brasília há oito meses, já se mostra totalmente integrado à cena musical da cidade. O multi-instrumentista, compositor e produtor cearense tem feito shows, está gravando um disco e elaborou um projeto para ser desenvolvido em escolas públicas do Distrito Federal a partir do início do ano letivo de 2012. ;Tenho trabalhado bastante e as perspectivas para o próximo ano são muito boas;, revela, entusiasmado.

De hoje a sexta-feira, às 21h, Manassés cumpre mais um compromisso, ao se apresentar no Clube do Choro, acompanhado pelos músicos brasilienses Cacau (violão sintetizado e viola de 12 cordas), Oswaldo Amorim (contrabaixo) e Renato Glória (bateria). ;Recentemente, estava na plateia do clube, assistindo ao show de Cristiano Pinho (guitarrista da banda de Raimundo Fagner, com carreira solo) e recebi honroso convite para tocar nesse importante palco da música instrumental, o que me deixou muito feliz;, conta.

Para o show, em que tocará violão e viola de 12 cordas, Manassés preparou um repertório que inclui choros clássicos, músicas de Luiz Gonzaga e temas autorais. ;Nesta estreia no Clube do Choro, vou homenagear três mestres do gênero, tocando composições consagradas: Lamento (Pixinguinha/Vinicius de Moraes), Pedacinhos do céu (Waldir Azevedo), Doce de coco e Vibrações (Jacob do Bandolim). De Gonzaga, escolhi os clássicos Asa branca e A volta da Asa branca;.

O público poderá apreciar também a temas criados pelo compositor, entre os quais Passeio de ônibus, uma fusão de música latina com ritmo nordestino, do LP Pra você (1985); Valsa pra Gibran e Naná, que fez para o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos. ;É possível que mostre, ainda, alguma coisa inédita, que fará parte do meu novo CD, já em fase de gravação, no estúdio do produtor Vitor Z, num condomínio do Jardim Botânico;, adianta.

Antes do show desta semana no Clube do Choro, Manassés tomou parte em outros projetos na capital, como o República do blues, no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios, e Paranoá das artes; e fez show no Feitiço Mineiro. ;Tenho tocado com alguns músicos brasilienses, estabelecendo novas parcerias. Vou tentar viabilizar a ida de alguns deles ao Festival de Guaramiranga, na região serrana do Ceará, que ocorrerá em fevereiro de 2012;, conta.

Mais ambicioso é o projeto criado pelo músico, para ser desenvolvido a partir do início das aulas, na rede pública de ensino, no próximo ano. ;O projeto chama-se Caçando sons e a ideia é descobrir novos talentos na área da música e escolas públicas do Distrito Federal. Brasília tem se revelado um celeiro de grandes instrumentistas, e isso nos incentiva a ir em busca de jovens músicos, com potencial a ser explorado;, comemora antecipadamente.

Som universal
Dono de estilo próprio, Manassés consegue fundir diversos gêneros musicais, produzindo um tipo de música que soa universal. Com técnica apurada, seu trabalho instrumental prima pela originalidade, característica que exibe tocando violão, viola e cavaquinho. A carreira do músico começou a se destacar na década de 1970 e, dali para a frente, tocou com grandes estrelas da MPB, como Roberto Carlos, Chico Buarque, Raimundo Fagner, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Nara Leão, Gal Costa, Simone e Mart;nália. Ele lançou 10 discos solo, compôs trilhas sonoras para cinema e balé e participou de incontáveis festivais no Brasil e no exterior.

Manassés de Souza
Show de hoje a sexta-feira, às 21h, no Clube do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Informações: 3224-0599. Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação