Diversão e Arte

Encontro de Folia de Reis reúne mais de 20 grupos em Planaltina

Irlam Rocha Lima
postado em 08/12/2011 10:51

A louvação aos Santos Reis e ao nascimento de Jesus Cristo chega antecipada aos brasilienses. Os chamados Ternos de Reis, grupos compostos por músicos que tocam instrumentos confeccionados de forma artesanal ; como tambores, reco-reco, flauta, viola caipira, acordeon e rabeca (espécie de violino rústico) ; enfileiram-se para mostrar uma das mais fortes tradições que se enraizaram no Distrito Federal e Entorno.
Grupos se concentram para festejar a Folia de Reis em Planaltina, de hoje a domingo
Nesta quinta-feira (8/12), às 19h, na Praça da Igreja de São Sebastião (Setor Tradicional de Planaltina), eles se organizam, sob a liderança do Mestre da Folia (também conhecido por Capitão), e seguem, com reverência, os passos da bandeira, cumprindo rituais de beleza e riqueza cultural.

A 11; edição do Encontro de Folia de Reis reúne mais de 20 grupos, alguns também vindos de Minas Gerais, em meio a shows, cantorias, rezas, exposição de instrumentos musicais, concursos de presépios e danças associadas aos festejos de origem portuguesa, como catira, lundu, congo e curraleira. Neste ano, o evento volta a ser coordenado por seu idealizador, o produtor cultural Volmi Batista (presidente do Clube do Violeiro Caipira). Hoje, haverá a exibição e o lançamento do DVD A marcha de Três Reis (documentário sobre o grupo Devotos dos Magos, da região de Unaí/MG); canto do Hino nacional, por Pereira da Viola; apresentação da folia e catira Unidos na Fé; e show do cantor, compositor e violonista sul-matogrossense Almir Sater.

Ao escolher Planaltina para sediar o encontro, Volmi levou em conta o aspecto histórico da cidade e a forte raiz na cultura popular. Preocupada com a causa ambiental, a organização distribuirá o kit folião para cada participante. A capanga (uma espécie de sacola de pano) contém prato, talheres e copo. ;Nossa intenção é fazer um evento com consciência ecológica, evitando o uso de produtos descartáveis;, explica Volmi.

Identidade cultural

Artista mineiro da região do Vale do Jequitinhonha, Pereira da Viola vê, em encontro como este, uma maneira de fortalecer a identidade brasileira ;em meio a tanta tecnologia;. Para ele, a Folia de Reis é a cara da cultura popular do Brasil. ;Realizada em praticamente todo o país, essa festa é ligada à integração, uma vez que cada região coloca o seu jeito de fazer o festejo;, defende o mestre.

Maria Gersina de Oliveira, que se proclama ;líder cultural de Sagarana;, cidadezinha do município de Arinos (MG), fala com entusiasmo do grupo Viagem dos Magos, que tem como Capitão Geraldo de Arcanjo Moraes, um dos participantes do encontro. ;A Folia de Reis é uma tradição passada de geração para geração. Aqui, em nossa região, vem do meu avô que viveu na época do Império. Nós, agora, cuidamos de passar para nossos filhos e netos;, avisa.

No entendimento de Zé Mulato (que forma dupla caipira com Cassiano), o Encontro de Folia de Reis é de cultura pura que reforça a brasilidade. ;Planaltina, por suas características rurais, é um lugar apropriado para receber esse encontro de tantos grupos. Ali, há muitos anos, é realizada a Festa do Divino, outra manifestação importante da cultura popular.;

O violeiro Marcos Mesquita, que assistiu às edições anteriores do Encontro de Folia de Reis, vai tomar parte pela primeira vez, apresentando-se ao lado de nomes famosos do segmento, como as veteranas duplas sertanejas Liu & Léu e Galvan & Galvãozinho. ;Vai ser uma honra dividir o palco com Pedro Bento & Zé da Estrada, dupla que faz parte da história da autêntica música sertaneja;, comemora Mesquita, que faz show amanhã, às 21h30.

Com 55 anos de carreira, Pedro Bento & Zé da Estrada têm íntima ligação com a Folia de Reis. ;Uma das primeiras músicas que gravamos foi uma folia chamada Santo rei, em 1956. Essa manifestação da cultura popular está em nosso sangue e estamos sempre de coração aberto para ela;, diz Pedro Bento. Em constante atividade, eles chegam a fazer 15 shows por mês.

A discografia da dupla é extensa e dela constam 28 trabalhos em 78 rotações, 130 LPs e 34 CDs. ;Até o final do ano, vamos lançar o nosso primeiro DVD gravado na TV Século 20, em Valinhos, interior de São Paulo;, comemora. Entre as 22 faixas, estão alguns dos maiores sucessos da dupla, entre os quais Mágoa de boiadeiro, Seresteiro da lua e Peão de ouro.

De casa em casa
Festa de origem portuguesa ligada às comemorações do culto católico do Natal, a Folia de Reis foi trazida para o Brasil nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira. Ainda hoje, mantém-se viva em várias regiões do país, entre o período natalino e 6 de janeiro, consagrado aos Reis Magos. Pela tradição, grupos visitam as casas tocando músicas em louvor aos ;Santos Reis; e, claro, ao nascimento de Jesus Cristo.

11; ENCONTRO DE FOLIA DE REIS DO DISTRITO FEDERAL
De hoje a domingo, na Praça da Igreja de São Sebastião, Setor Tradicional de Planaltina (DF). Abertura às 19h, com a exibição do documentário A marcha dos Três Reis, canto do Hino Nacional por Pereira da Viola, apresentação da folia e catira Unidos naFé, e show de o cantor, compositor e violonista Almir Sater. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação