Diversão e Arte

Corais abrem temporada de serenatas e concertos com repertório temático

Nahima Maciel
postado em 11/12/2011 14:09
A regente Isabela Sekeff passou o Natal em várias cidades do Brasil. Em nenhuma delas, deparou-se com tantas serenatas e cantatas de tema natalino quanto em Brasília. A capital, ela acredita, desenvolveu tradição de concertos de Natal graças à estrutura física das quadras e setores. ;Essa prática da serenata é muito brasiliense. Tem também nos Estados Unidos, mas fora de lá nunca vi.

Aqui, as pessoas esperam e acho que a cidade favorece. Não há ruas ou avenidas;, repara. De fato, a regente do Cantus Firmus, coral formado por 35 pessoas e criado há 19 anos, tem razão. Um mapa dos concertos de Natal em dezembro na cidade revela uma programação intensa até o dia 24, com direito a serenatas nas ruas, apresentações em teatros, instituições sociais, hospitais e espaços comerciais.

Cantatas e autos integram os repertórios que o Correio mapeou. Alguns programas se repetem, mas não cansam o público. Outros trazem novidades e peças inusitadas, como Véspera de Natal, de Adoniran Barbosa, que integra o repertório da Orquestra Filarmônica de Brasília. A seguir, o roteiro dos concertos natalinos durante as próximas duas semanas.

; Cantatas e concertos de Natal

Salão Negro da Câmara dos Deputados, neste domingo (11/12) e de 15 a 18 de dezembro, sempre às 18h30 e às 20h, no Salão Negro da Câmara dos Deputados

; A terceira edição do projeto conta neste ano com a participação de 12 corais brasilienses e 16 apresentações. A ideia é incrementar o movimento de visitas da casa com o tema natalino. ;Queremos proporcionar aos visitantes e aos habitantes da cidade um horário de visitação noturno. Estendemos a visitação até as 20h e intercalamos com as cantatas de Natal. É uma maneira de equilibrar a visita com o espírito natalino;, avisa Bernadette Amaral, organizadora da programação. Nos dias 17 e 18, o grupo de jovens do Movimento dos Focolares encena um auto para retratar o nascimento de Cristo. ;E é no Salão Negro, uma delícia de ouvir e cantar;, avisa Isabela Sekeff, que se apresentou, ontem, com o Cantus Firmus Infantojuvenil.

; Coral Jovem da Asa Norte
Na Igreja Adventista do 7; Dia da Asa Norte, 18 de dezembro, às 19h30

; A cantata Noite de aleluia reúne 11 músicas que narram o nascimento de Cristo por um coral de 60 vozes acompanhado de uma orquestra de 30 pessoas. ;A cantata é uma peça com várias músicas e melodias de Natal que contam uma história com narrações que se conectam às peças;, explica Lígia Moreno, regente do coral. O coro foi criado há seis anos e desde então realiza os concertos de Natal após um mutirão de apresentações em locais públicos, que este ano aconteceu no final de novembro.

; Cantatas de Natal
Torre de TV, de 15 a 24 de dezembro, às 19h30

; O Coro Lírico de Brasília ; Instituto Educarte e o regente Deyvison Miranda serão os responsáveis por comandar os nove dias de apresentações organizados pela Secretaria de Cultura. No palco, as 20 vozes do coro encenam músicas de Natal e contam com a participação dos solistas Janete Dornellas, Marlon Moreira, Renata Dourado, Erika Kalina, Aída Kellen, Rafael Luís, Luciana Tavares, Gustavo Rocha e Francisco Brito Jr. O Coro Lírico existe desde os anos 1980 e costumava ser montado de acordo com as demandas graças aos esforços dos cantores da Sociedade Lírica. Há três anos, o Instituto Educarte assumiu o compromisso de dar configuração mais profissional e permanente à formação. Outros grupos também integram a programação. As crianças do Canarinhos do Distrito Federal e a Camerata José Maurício participam ao lado dos catarinenses do Coro Performático da Cia. Grito de Teatro.

; Serenata de Natal
Palácio do Planalto, terça, às 14h. Superquadras, 16 a 22 de dezembro

; A Serenata de Natal é a origem de todas as apresentações que ocorrem na cidade e berço do Coral da UnB. Existe há 30 anos e começou com estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Hoje, envolve toda a comunidade e chega a contar com participação de mais de 200 pessoas. Os trabalhos da Serenata começam em setembro com arrecadação de alimentos para distribuir a instituições de caridade. As apresentações costumam ficar concentradas entre novembro e dezembro. ;A Serenata não tem um caráter unicamente musical, tem também esse lado social que é importante;, avisa o médico Ronaldo Abdalla de Vasconcelos, um dos regentes do grupo. Quadras, hospitais, creches, asilos e orfanatos são os principais pontos de apresentação. Neste ano, além das tradicionais canções de Natal, o coral incluiu no repertório Deck the halls, tradicional do cancioneiro de Natal norte-americano, e Gaudete, canto sacro natalino do século 16.

; Coro Ecumênico da LBV

Templo da Boa Vontade, sábado, 7 de dezembro, às 17h30.

; O coro existe há 18 anos, mas há dois decidiu organizar a Cantata de Natal. São 26 vozes regidas por Alan Moreira. No programa entra o repertório básico natalino e a peça Rei dos reis, do britânico John Rutter.

; Concerto popular de Natal

Teatro da Caixa, sexta, 16 de dezembro, às 21h. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

; Flavio Fonseca, regente da Orquestra Filarmônica de Brasília, queria fugir do repertório tradicional natalino sem ignorar o tema. Criou então um programa diferente, com canções que falam do Natal, mas não se tornaram melodias repetidas à exaustão nas festas de fim de ano. São peças como Presente de Natal, de Nelcy Noronha; Véspera de Natal, de Adoniran Barbosa; e I;ll be home for christmas (Buck Ram, Walter Kent e Kim Gannon), gravada por Elvis Presley nos anos 1950. No repertório, o maestro incluiu duas composições próprias. Cantata de Natal ; Obrigado, senhor e Seis horas têm inspiração natalina. No palco, o quarteto, formado por Paulo Santos, Jairo Faria, Cínthya Baccile e Ana Barreto, encarrega-se dos vocais das canções. ;Nessa época, acontecem muitos concertos de Natal e a gente nota uma repetição do repertório. Resolvemos fazer algo diferente. Colocamos bateria e um piano com levada mais livre;, avisa Fonseca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação