Diversão e Arte

Filipe Catto mistura influências femininas para criar estilo arrebatador

postado em 01/02/2012 10:06
Filipe Catto canta pela primeira vez em Brasília: desejo de lotar a Villa-LobosUma das novas vozes da Música Popular Brasileira é diferente de tudo, mas vira e mexe é comparada a Ney Matogrosso. Filipe Catto, o contratenor dono desse timbre, tem um quê de erudito, mas, com sua performance carregada de emoção, leva o espetáculo para um outro lado, mais visceral. E é essa entrega que Filipe pretende mostrar em Brasília hoje, a partir das 20h, no 1; Festival Internacional de Artes de Brasília, na Sala Villa-Lobos. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos a partir das 14h na bilheteria do Teatro Nacional.

Pela primeira vez na cidade, Filipe conta que há tempos pretendia vir para Brasília. ;Sei que a Sala Villa-Lobos é um lugar muito especial e marcante. Estou emocionado, foi um grande presente;, diz o cantor, que trará a turnê do primeiro CD, Fôlego. Fã de Ligiana Costa ; que se apresenta no mesmo projeto no próximo dia 12 ; , Filipe Catto lamenta, apenas, não ter a oportunidade de cantar com a amiga. ;Ligiana é o meu xodó. Temos uma relação muito forte. Além de uma grande amiga, ela é uma excelente cantora;, elogia o músico, que inclui na lista de ídolos nomes como Cássia Eller, Zélia Duncan e Natiruts.

Aos 24 anos, Filipe Catto carrega uma emoção no palco que não lembra em nada um garoto da sua idade. No YouTube, há vídeos dele com uma interpretação intensa de Olhos nos olhos, de Chico Buarque. Outra canção que ganhou ainda mais vida na sua voz foi Non, je ne regrette rien, de Edith Piaf. Do seu repertório, Saga entrou para a trilha sonora da novela Cordel encantado no ano passado.

Nascido em Porto Alegre, Filipe começou a cantar ainda criança, ao lado pai, em festas e bailes. Sua pegada tango/samba-canção/blues tem um pouco de Maria Bethânia, Janis Joplin, Elis Regina, estrelas adoradas por Filipe, que pegou de Maysa a dramaticidade. Na última segunda-feira, quando ele postou em sua página no Facebook que viria a Brasília, um fã comentou sobre as enormes filas para retirada de ingressos. E Filipe retrucou: ;Pessoal, levem seus amigos para a fila que fica mais divertido. Ou levem um livro. Uma vez fui tirar título de eleitor e li quase todo Lolita, de Vladimir Nabokov, na rua. Fila é um saco, mas podemos fazer dela algo enobrecedor para a cultura pessoal de cada um;, sugeriu.

A matéria completa você lê na edição de hoje do Correio Braziliense


Veja o clipe de Filipe Catto - Saga

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação