Diversão e Arte

Disco Clube da Esquina completa 40 anos sem perder o jeito de novidade

postado em 18/03/2012 09:44
; Ana Clara Brant

Muito mais do que um mero encontro de duas ruas, ele foi um encontro da música, da poesia, da literatura e, sobretudo, de almas. Foi como o próprio Milton Nascimento, considerado o porta-voz do grupo, resumiu: ;Penso que o Clube não pertencia a uma esquina, a uma turma, a uma cidade, mas sim a quem, no pedaço mais distante do mundo, ouvisse nossas vozes e se juntasse a nós;. O Clube da Esquina, além de ter sido um dos movimentos musicais mais importantes da história da cultura nacional, rendeu frutos antológicos, como o disco de mesmo nome que comemora 40 anos este mês.

É um dos álbuns citados no livro 1001 albums you must hear before die (1001 álbuns que você deve ouvir antes de morrer), que reúne 90 jornalistas e críticos musicais de todo o mundo, e foi eleito em uma lista da versão brasileira da revista Rolling Stone como o sétimo melhor disco brasileiro de todos os tempos. ;A gente tinha certeza de que ia produzir uma obra que ia ficar e se esmerou nisso. Foram muitas cabeças reunidas, muitos talentos juntos de uma só vez. Todos voltados para um só produto. E o resultado só podia ser esse;, destaca o compositor Márcio Borges, que, ao lado de Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Beto Guedes, Toninho Horta e a dupla Milton e Lô Borges ; que assina o disco ; encabeçaram o projeto.



A canção de cada um

"É um clássico, um disco tão emblemático, tão rico que é até difícil escolher a música preferida. A característica desse trabalho é que todas as músicas juntas formam o que é o Clube da Esquina. Mas acho que seria Tudo que você podia ser (Lô Borges e Márcio Borges). Ela é meio um resumo de tudo, em termos de harmonia, melodia. A letra instiga. Ela é meio a porta-bandeira do disco."
Thedy Corrêa, músico e vocalista da banda Nenhum de Nós

"Cais (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos) é muito emblemática. Foi a primeira canção do disco que me chacoalhou! Aquele sentimento praieiro, pós-Dorival, foi um porto seguro para minha alma irrequieta de adolescente roqueiro."
Lenine, cantor e compositor

Um girassol da cor do seu cabelo (Lô e Márcio Borges) é, para mim, a música mais bonita do álbum. É difícil ouvir hoje em dia os discos considerados clássicos, já que os ouvi muito, principalmente os dos anos 1960 e 1970, época muito fértil. Assim como trabalhos de Tom Zé, Chico Buarque e Tom Jobim do período, acredito que o álbum Clube da Esquina apontou caminhos para a música brasileira."
Marcelo Camelo, cantor e compositor

Cravo e canela (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos). Tem todos os elementos característicos da música feita em Minas Gerais naquele época: influência latino-americana, sonoridade rock, influência dos Beatles e do rock progressivo. Acho muito bonito também o revezamento de instrumentos entre eles no disco. Trata-se de um dos momentos mais brilhantes da MPB."
Edgard Scandurra, cantor e guitarrista

"Este disco é uma joia. Quem lida com música tem a obrigação de conhecê-lo. Quando foi lançado causou o maior frisson. É uma obra de arte assim como todo o trabalho do Milton. Não consigo escolher nenhuma música predileta porque o disco é todo bonito. É impressionante como ele ainda emociona. Para mim é um dos discos mais emocionantes e fabulosos que existem."
Nana Caymmi, cantora

Outros discos da safra de 72

Acabou chorare

;Novos baianos

Segundo álbum do grupo, é o marco da sua discografia, reforçando a mistura de samba, bossa nova, baião e rock. Entre as músicas mais conhecidas, Brasil pandeiro, Preta pretinha e Besta é tu.

Ben

; Jorge Ben

Recheado de sucessos como Taj Mahal, Fio Maravilha(com a qual vence o 7; Festival Internacional da Canção) e Quem cochicha o rabo espicha, o álbum ajudou a consolidar a estética musical que adota ainda hoje.

Expresso 2222

; Gilberto Gil

Como em Transa, de Caetano, este disco marca a volta de Gil ao Brasil, depois do exílio. No repertório, além da faixa-título (que também batiza seu trio elétrico), há Oriente e Chiclete com banana.

Elis Regina

; Elis

Das 13 músicas que compõem o disco, várias são sucessos, como Águas de março, Nada será como antes, Casa no campo e Mucuripe. Arranjos de César Camargo Mariano e direção de Roberto Menescal.

Nelson Ângelo & Joyce

; Nelson Ângelo & Joyce

Casados na época, os artistas fizeram esse álbum cuja sonoridade costuma ser comparada a do primeiro disco do Clube da Esquina. Entre os músicos, Toninho Horta e Robertinho Silva, que também marcaram presença no antológico disco.

Transa

; Caetano

Considerado pelo artista seu primeiro disco de grupo, é também o que marca seu retorno ao Brasil depois de três anos de exílio na Inglaterra, onde foi gravado. Destaque para Triste Bahia.

Exile on Main St.

; Rolling Stones

Como o nome sugere, a banda estava mesmo exilada na época ; mas por não pagar impostos. Sem poder voltar para a Inglaterra, fizeram este álbum duplo no porão da mansão do guitarrista Keith Richards, na França. Entre as músicas de maior sucesso, Tumbling dice e Shine a light.

Ziggy Stardust

; David Bowie

Álbum conceitual do artista, alinhava por meio das canções a história de um alienígena (Ziggy Stardust) que é apresentado ao ouvinte na forma de um astro do rock.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação