Diversão e Arte

Prêmio Brasília de Literatura honra a categoria infantojuvenil

postado em 18/04/2012 16:19
No início da tarde desta uqarta-feira (18/4), foi entregue o 1; Prêmio Brasília de Literatura na categoria infantojuvenil. A carioca Nilma Lacerda, com Sortes de Villamor, é a vencedora e recebeu o primeiro lugar (R$ 30 mil) das mãos de Denilson Bento da Costa, Secretário de Educação do Distrito Federal. Em segundo (R$ 10 mil), ficou Rosa Amanda Strausz, também do Rio de Janeiro, autora de Um nó na cabeça. Os ganhadores -- total de 12, em seis categorias -- haviam sido anunciados no último sábado, durante a abertura da 1; Bienal Brasil do Livro e da Leitura. Mas o segmento infantojuvenil ficou para esta quarta-feira. "Vida, a gente não agradece. Vida, a gente troca. E eu estou trocando muito nesta minha vinda a Brasília", disse Nilma.

[SAIBAMAIS]Antes da premiação, a escritora mineira Stella Maris Rezende, que morou em Brasília por vários anos e vive no Rio desde 2007, falou sobre a literatura destinada ao público infantil e jovem. "É importante que se busque uma forma pessoal de expressão. Não importa o público. E não se pode subestimar os leitores adolescentes e jovens", explicou. Ela acredita que meninos e meninas têm lido com mais frequência, mas observa que a escola e o professor têm papel fundamental na formação dos estudantes. "Quem gosta de ler sempre descobre um jeito de fazer o outro gostar de ler também. Aos poucos, o gosto se refina. Se o leitor é cativado nas escolas, vai buscar algo mais profundo", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação