Diversão e Arte

Leonardo Boff e Tariq Ali unem religião e política em Bienal Brasil

Caroline Maria
postado em 18/04/2012 23:47
O auditório lotado confirma a tese do escritor Tariq Ali: a religião está em alta novamente. Centenas de pessoas visitaram a Bienal, esta noite, para acompanhar o seminário Krisis : Fé, fanatismo e conflitos políticos no mundo atual. O teólogo da libertação Leonardo Boff e o escritor paquistanês Tariq Ali foram as grandes atrações da quarta-feira.

Quem foi não se arrependeu. A participação de Tariq Ali, contundente e precisa, combinou religião e política. ;A única religião conhecida pelos mandantes do mundo é o dinheiro;, disparou. Críticas a todas as frentes de fundamentalismo pontuaram a palestra. ;Vivemos uma cruzada contra o outro, o distinto, o diferente.; O público acompanhou a palestra com fones de tradução simultânea.

O teólogo Leonardo Boff deu continuidade ao tema, resgatando o sentido da palavra ;crise;. ;Vem do sânscrito e signifca limpar, purificar;, explicou. A crise da religião, para o teólogo, remete a um drama mais profundo. ;Eu diria uma crise de civilização. A forma que nos organizamos entrou em colapso.;

As palestras de Fabricio Carpinejar, Nicolas Behr e Martha Medeiros figuraram entre as mais procuradas pelo público, na programação do quarto dia de Bienal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação