Diversão e Arte

Jornalistas debatem hoje na Bienal os desafios da construção de biografias

postado em 19/04/2012 10:05
A constelação de autores que circula pelos corredores acarpetados da I Bienal Brasil do Livro e Leitura tratará hoje de temas díspares, que vão desde a relação entre a música e a literatura até as novas possibilidades de relação com a natureza. Dentro do gigantesco pavilhão, a quinta-feira terá ainda uma forte tônica de realidade, já que parte da programação será destinada às biografias. Entre os convidados, estão Fernando Morais, Fernanda Takai, Elisa Lucinda e Nando Reis, além dos britânicos Richard Bourne e John Gray.

Bourne lançará, às 18h, no Café Literário, o livro Getúlio Vargas do Brasil, 1883 ; 1954, fruto de seu mergulho na história política nacional. ;O ex-presidente teve um impacto muito profundo na construção de um senso de nacionalidade, iniciando o processo de industrialização liderada pelo Estado e a retórica em prol de leis trabalhistas. Também teve influência negativa, no entanto, pelo fato de ter sido trazido ao poder por uma revolta militar. Ele converteu positivismo em ditadura;, avalia ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação