Diversão e Arte

Chefs produzem ingredientes das próprias receitas para personalizar menus

postado em 24/05/2012 08:25
Envolver-se na preparação de um prato do começo ao fim da receita e dar a ela um toque personalizado é algo que faz muita diferença no produto final. Funciona assim: entre o chef usar um ingrediente industrial, ainda que de boa qualidade, ou optar por prepará-lo em sua cozinha, com certeza o caseiro será no mínimo mais fresco. A proposta, no entanto, não é baseada apenas na qualidade ; quesito muito importante, diga-se ;, mas também em imprimir o próprio estilo à comida servida. Atentos a esse diferencial, chefs da cidade dispensam a praticidade e marcam presença em alimentos com estilo próprio nos mais diferentes ingredientes. É a cozinha de autor ditando a criatividade.

Temperos prontos nunca foram boas escolhas, principalmente porque são muito salgados. Por isso, é comum os chefs darem sabor aos pratos com sal grosso e ervas frescas. Numa forma de deixar a cozinha um pouco mais prática e dinâmica, Carlos Manoel, chef do restaurante Couvert, prepara o próprio tempero de sal com especiarias. De acordo com ele, essa é uma garantia de qualidade, uma vez que ele pode escolher a melhor opção de sal e misturar as ervas e especiarias de sua preferência. ;Os temperos industriais ressecam muito rápido, já o que eu preparo tem mais umidade;, justifica. Ele usa a mistura para temperar peixes e carnes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação