Diversão e Arte

Jornalista analisa em livro relação de Nicolas Behr com Brasília

postado em 30/05/2012 08:45

Em Brasília vive um mato-grossense numa constante relação de perplexidade com o espaço que habita. E ele tem escrito, desde os anos 1970, alguns dos versos mais carinhosos, cortantes e verdadeiros sobre esse lugar. Ainda estranhando (e amando) seus espaços (ou a falta deles), chegou ao ponto de recriá-lo, chamando-o de Braxília. É esse morador inquieto, tanto escritor quanto sujeito poético, que a jornalista Gilda Furiati investiga nas páginas de Brasília na poesia de Nicolas Behr (editora UnB), que ela lança nesta quarta-feira (30/5), às 18h, no Memorial Darcy Ribeiro, no Câmpus da UnB.

Na pesquisa, elaborada em forma de dissertação de mestrado e agora editada em livro, Gilda classifica a produção de Behr em períodos de tempo e estágios de expressão artística. Em três momentos ; anos 1970 e 1980, 1990 e início da década de 2000 ;, Behr observa Brasília com sentimentos de idealização, utopia e crítica. Para entender desdobramentos e metamorfoses sugeridos por cada fase, a autora usou as ideias da crítica genética, em que o pesquisador procura conhecer, em profundidade, procedimento e produção da obra e do seu criador. ;A poesia dele vai ficando cada vez mais reflexiva sobre a cidade, trazendo novas informações sobre ela. E Brasília também se modifica;, diz ela.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação