Diversão e Arte

Região do Vale dos Vinhedos pode ter a melhor safra de espumantes

Liana Sabo
postado em 31/05/2012 08:00
Nem só o vinho, a felicidade também embriaga. É mais ou menos essa a sensação de viticultores, enólogos e cantineiros do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, diante da promessa de safra. É que as uvas chardonnay e pinot noir, utilizadas para a elaboração do vinho-base para espumante, estão neste ano excepcionais. A colheita já terminou, resta agora aguardar os resultados. Para João Valduga, enólogo e sócio-proprietário de uma das vinícolas mais tradicionais da região, ;2012 será a melhor safra dos últimos 10 anos;.

Com sua equipe, na qual se destaca Daniel Dalla Valle, eleito, no ano passado, ;enólogo do ano;, João Valduga criou um conceito na apresentação do espumante que revela os meses de envelhecimento em cave. Assim, o consumidor pode escolher, além das uvas e do produtor, o tempo de maturação (envelhecimento) que a bebida permaneceu na garrafa durante a segunda fermentação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação