Diversão e Arte

Divertidos animais de Madagascar retornam às telas do cinema em novo filme

Agência France-Presse
postado em 06/06/2012 12:40
Glória, a hipopótamo, Alex, o leão, Melman, a girafa e Marty, a zebra, tentam voltar para casa, em zoológico nos EUA, no terceiro longa animado
Los Angeles - Os animais peculiares de Madagascar, a série de filmes de sucesso do estúdio DreamWorks Animation, estão de volta em um terceiro episódio da história, desta vez com sabor europeu e elogiado em sua apresentação fora de competição no Festival de Cannes.

Depois de explorar a África em Madagascar 2 (2008), a divertida trupe do zoológico, ainda procurando uma maneira de voltar para casa, em Nova York, se encontra desta vez na Europa e decide participar de um espetáculo de circo para pagar as passagens de volta.

Como os dois primeiros filmes da série, Madagascar 3, Os Procurados é assinado por Eric Darnell e Tom McGrath, que asseguram a continuidade estilística, tanto no tom quando na imagem de uma franquia que já arrecadou mais de um bilhão de dólares em receita em todo o mundo.

"Nunca imaginei que este filme chegaria a tais alturas", declarou Jada Pinkett Smith, a voz original de Glória, a hipopótamo. "Eu não tinha certeza no que isso ia dar, lembro que estava disposta no começo só porque tinha acabado de ter um filho", acrescenta a esposa do ator Will Smith, com quem tem dois filhos.

A atriz, que estrelou Matrix e Colateral, e escreveu e dirigiu The Human Contract (2008), tem uma filmografia bastante dramática. Madagascar deu a ela "a oportunidade de fazer um filme a partir da perspectiva de uma criança". "Eu não poderia ser intensa e séria, tinha que abordar o filme tendo em mente o contexto em que a história foi contada e para que público", disse.

De acordo com ela, o sucesso de Madagascar reside no fato de que, além dos personagens animais, a história mostra "coisas com as quais todos nós devemos viver, crianças e adultos, como aprender o que é uma casa. E isso é feito de uma forma muito acessível, adorável e divertida".

Para a atriz, a personagem Glória "é tão rica quanto qualquer outro personagem" que ela já representou. "Basta usar outra ferramenta para se expressar. E a única ferramenta disponível, é a voz." Ela reconhece que nem sempre é fácil representar na ausência de outros atores - a voz de desenhos animados são gravadas separadamente e os atores geralmente se encontram apenas para promover o filme. "Estou tão acostumada a interagir com os atores, olhá-los nos olhos", conta. No entanto, afirma que aprecia muito as oportunidades de improvisação oferecidas pela animação.

"Quando você recebe o script no início, é apenas um primeiro esboço. Há tantas improvisações que a história passa por muitas etapas", afirma. "Eu amo a improvisação, que nos dá uma boa dose de liberdade". Os defensores da versão original vão encontrar, além de Jada Pinkett Smith, as vozes de Ben Stiller, Chris Rock e David Schwimmer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação