Diversão e Arte

Culinária japonesa tem sabores capaz de mexer com todos os sentidos

postado em 14/06/2012 08:00
Uma comida que testa os cinco sentidos. Assim pode ser definida a culinária japonesa. Enquanto a visão se encanta com a profusão de cores e detalhes, o olfato tenta identificar o aroma dos alimentos extremamente frescos. O tato é estimulado a entrar em contato com as texturas, assim como o paladar, que deve perceber os diferentes fragmentos dos ingredientes. E, por fim, a audição, que deve estar atenta ao orquestrado som promovido pelos alimentos sendo saboreados ou até mesmo preparados. Foi com toda essa beleza e peculiaridade que a gastronomia oriental ultrapassou as barreiras tradicionais das colônias e se tornou uma das mais apreciadas mundialmente.

Até sushis e sashimis passarem a figurar as sofisticadas mesas do mundo, um longo caminho foi trilhado. Diferentes culturas influenciaram essa gastronomia e ajudaram os japoneses a se estabelecer. Surpreendentemente, o arroz, tido como comida do país oriental, não é um ingrediente tradicional. Foi levado até o arquipélago por meio da península coreana e o sul da China. A carnes não são tão consumidas por terem sido proibidas até o século 7.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação