Diversão e Arte

No centenário de Gonzagão, artistas registram em disco homenagens ao músico

postado em 18/06/2012 08:50

;Para um coração mesquinho/ Contra a solidão agreste/ Luiz Gonzaga é tiro certo;, cantou Chico Buarque em Paratodos. É que o Rei do Baião, até quando entoava versos tristonhos, alegrava seus ouvintes. Nada melhor, então, do que recorrer a ele e a sua música no mês de são-joão ; em que não sobra tempo para desalento. Se estivesse vivo, Gonzagão completaria um século de vida em 2012 (nasceu em 13 de dezembro de 1912). Sua obra tem inspirado homenagens diversas e movimentado o mercado fonográfico. Alguns forrozeiros, e outros nem tanto, têm investido no nicho cultivado por Gonzaga; e é de seu Nordeste que partem vários dos tributos.


Uma das iniciativas mais interessantes é a reunião de diversos artistas da nova e da velha guardas em torno de um álbum triplo que revisita 50 peças da obra de Gonzaga ; a maioria autoral, mas há também espaço para canções que o Velho Lua, como era conhecido, interpretou. O projeto está sob a batuta do produtor musical paulistano Thiago Marques Luiz e deve chegar às lojas no fim deste mês, pelo selo Lua Music.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação