Diversão e Arte

Hollywood escala belas atrizes para viverem vilãs dos contos de fadas

postado em 30/06/2012 08:00
O fim da saga Harry Potter nos cinemas deixou uma legião de fãs órfãos. Essa multidão de admiradores do bruxinho inglês pode até ser um grupo de fanáticos que perdeu o ídolo. Para a indústria cinematográfica, porém, é uma legião de consumidores em busca de um novo referencial. Assim, muitos filmes são despejados no mercado perseguindo a temática ultralucrativa das vassouras e das varinhas de feitiçaria. Curiosamente, os novos herdeiros do reino da fantasia não são lideradas por garotinhos com algum tipo de poder especial. O novo subsídio dos estúdios é utilizar protagonistas femininas em papéis de liderança, recicladas do velho gênero dos contos de fadas contados eternamente na literatura e no cinema.

Os novos filmes têm criado um interessante fenômeno: o uso ostensivo das mais belas atrizes hollywoodianas em papéis de feiticeiras más, quase sempre retratadas como mulheres invejosas (às vezes, de aparência feia disfarçada), escondidas sob o véu da beleza e da docilidade. Títulos estrelados por nomes do alto escalão de Hollywood, como Julia Roberts (Espelho, espelho meu), Angelina Jolie (Malévola) e as estrangeiras Rachel Weisz (Oz: mágico e poderoso) e Charlize Theron (Branca de Neve e o caçador) já estrearam ou estão em produção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação