Diversão e Arte

Exposição mostra arte de internos do sistema prisional fluminense

postado em 07/08/2012 17:36
Rio de Janeiro - A arte produzida por internos do sistema prisional fluminense poderá ser vista, a partir desta quarta-feira (8/8) por quem for ao Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A exposição Arte: Um Corpo Ilimitado, um Olhar sem Limites reúne 40 telas a óleo, criadas por detentos que frequentam as oficinas de arte instaladas nos presídios do estado e na Fundação Santa Cabrini. Órgão da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), a fundação é responsável pela geração e promoção do trabalho remunerado para os que cumprem penas no sistema prisional do estado.

Nesta terça-feira (7/8), às 19h, a exposição será aberta apenas para convidados. Entre as obras, estão quadros de presos participantes das oficinas ministradas em unidades da Seap pelo artista plástico Manoelzinho di Xerém. Ex-interno, ele desenvolveu seu talento para a pintura quando cumpria pena no sistema prisional fluminense.

;As oficinas de arte, para quem está impedido da liberdade, são muito mais do que uma forma de lazer. Ajudam não só na socialização, mas sobretudo na recuperação da confiança e da autoestima;, disse o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).



Até o dia 14 de setembro, as pessoas podem apreciar livremente os quadros pintados pelos presidiários. A exposição pode ser vista de segunda a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos e feriados, das 12h às 17h. O Palácio Tiradentes fica na Rua Primeiro de Março, no centro da cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação