Diversão e Arte

"Sou apenas um contador de histórias", definiu Jorge Amado

Luiz Carlos Azedo
postado em 10/08/2012 09:14

Jorge Amado talvez seja o autor brasileiro que escreveu mais romances, novelas e contos nos quais o povo pobre foi o grande protagonista, em especial suas mulheres. Por isso mesmo, faz tanto sucesso até hoje. A tevê se encarregou de mostrar aos seus críticos o vigor de personagens como Tieta do Agreste, Gabriela, Dona Flor e Teresa Batista, só para citar as telenovelas e minisséries.

[SAIBAMAIS]Filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado, o escritor nasceu no distrito de Ferradas, município de Itabuna, no sul da Bahia. Passou a infância em Ilhéus e fez os estudos secundários no Colégio Antônio Vieira e no Ginásio Ipiranga, em Salvador. Nesse período, começou a trabalhar em jornais e a participar da vida literária, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes.

Nesse ambiente escreveu, em 1931, o seu primeiro romance: O país do carnaval. Casou-se em 1933, com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila. Ainda estudante, na Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, publicou o segundo romance: Cacau. Recém-formado, em 1935, foi obrigado a fugir do país por causa de suas ligações com o antigo Partido Comunista. Viveu na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942 e viajou muito pela América Latina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação