Diversão e Arte

Academia Brasileira de Letras inaugura exposição do centenário de Amado

postado em 10/08/2012 09:18

>>Ana Maria Machado
Poucos escritores tiveram importância comparável à de Jorge Amado em sua contribuição para a formação de um público leitor no Brasil. Sua obra marca o imaginário brasileiro, desde a década de 1930, quando começou a publicar romances e iniciou uma carreira de sucesso que logo ultrapassaria as fronteiras do nosso país.

Ao homenagear Jorge Amado na comemoração do centenário do seu nascimento, a Academia Brasileira de Letras ao mesmo tempo evoca sua trajetória e lembra a relação amorosa ou polêmica dos leitores com sua obra. Paralelamente a toda e qualquer comemoração programada pela ABL para este ano, em parceria com universidades e instituições culturais de quatro países da Europa ; França, Inglaterra, Espanha e Portugal ; além do Brasil, propomos principalmente releituras que permitam uma construção crítica do papel que ele desempenhou e do lugar que ocupa na literatura brasileira.

[SAIBAMAIS]A ABL inaugurou no último dia 31 a exposição denominada Jorge Amado ; 100 anos. Essa exposição aponta alguns pontos de referência nesse caminho. Personagens inesquecíveis, cenários marcantes, situações emblemáticas povoam seus romances. Sempre construídos numa linguagem viva, brasileira, captada por fino ouvido, falado por gente comum nas ruas todo dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação