Diversão e Arte

Espetáculo circense revive universo místico do Profeta Gentileza

postado em 26/10/2012 19:21
Rio de Janeiro - O mundo místico de José Datrino, o Profeta Gentileza (1917-1996) ganha uma nova forma, com a estreia nesta sexta-feira (26/10), às 20h, na Praça Onze, tradicional lugar de manifestação cultural na região central do Rio, de uma nova montagem do espetáculo Univvverrsso Gentileza ; o mundo é redondo e o circo arredondado.

A produção da Cia. Crescer e Viver de Circo busca atualizar o legado que Gentileza, personagem da memória popular brasileira, deixou em suas pregações de mais de três décadas pelas ruas do Rio de Janeiro e de outras cidades do país, simbolizadas em sua máxima ;gentileza gera gentileza;.

Personagens inspirados nas inscrições deixadas por Gentileza nas pilastras do Viaduto do Caju, na zona portuária do Rio, são retratados no espetáculo concebido por Leonardo Guelman, estudioso da obra do profeta e autor de uma tese de mestrado em filosofia, publicada em livro com o mesmo nome da peça.

A linguagem circense dá vida a figuras como o Capeta, com o qual Gentileza fazia uma alusão ao capitalismo ; por ele chamado de ;capetalismo; - a Dama Recatada, a Cocota e o Capataz.

;O espetáculo é conduzido por três clowns que representam as três fases filosóficas de Gentileza ; positivista, tropicalista e hippie;, explica Vinicius Dauma, um dos diretores da encenação. Tomado por uma revelação após o incêndio do Gran Circus Norte-Americano em Niterói, em 1961, tragédia que resultou em mais de 500 pessoas mortas, José Datrino largou sua vida de empresário do setor de transporte de cargas para se dedicar à pregação da gentileza.

;Para ele, a tragédia que ocorreu com o circo, redondo como a Terra, era uma metáfora do que ocorre com o mundo;, explica. ;O universo gentileza, que dá título ao espetáculo, era o próprio local do circo incendiado, onde ele foi morar e iniciou sua pregação contra a lógica do favor e da obrigação. O profeta defendia que cada um fizesse uma coisa pelo outro pelo simples prazer de fazer;, disse o diretor.

O espetáculo teve uma primeira montagem em 2008, que foi assistida por mais de 10 mil pessoas. O diferencial da nova montagem, segundo Vinicius Daumas, é o elenco de 13 atores constituído exclusivamente por alunos do programa de formação em arte circense mantido pelo grupo. ;A gente atua em quase todos os elos da cadeia produtiva da atividade circense, do circo-escola ao circo itinerante;, conta.



Esse programa de formação é oferecido no próprio espaço onde a companhia mantém seu circo, com patrocínio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Petrobras e apoio do Ministério da Cultura.

Metade dos ingressos de Univvverrsso Gentileza, que é destinado a todas as idades, será distribuída gratuitamente para escolas públicas, instituições comunitárias e assistenciais, pontos de cultura e organizações culturais. Para o público em geral, os ingressos custam R$ 20, a inteira, e R$ 10, a meia-entrada.

A temporada vai até 25 de novembro, com apresentações às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h. O Circo Crescer e Viver fica na Rua Carmo Neto, 143, em frente à Estação Praça Onze do metrô.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação