Diversão e Arte

Aos 80 anos, Ziraldo reúne em livro super-heróis com problemas humanos

postado em 16/11/2012 07:00
Zirlado é um dos ícones da ilsutração nacional: ele reúne super-heróis com problemas humanos em novo livro

No desenho O super asilo, desenvolvido por Ziraldo primeiramente em preto e branco e depois transformado em um quadro colorido, os famosos heróis dos quadrinhos americanos ; Super-Homem, Batman, Fantasma, Capitão América e Tarzan ; repousam enrugados e grisalhos em sua velhice, ancorados por bengalas, penicos e dentaduras. Mas estaria Ziraldo, agora que virou oitentão (a festa foi em 24 de outubro), se sentindo dessa forma?

;Não, eu estava gozando deles. Não sou um supervelho;, brinca o cartunista, em entrevista ao Correio. Parafraseando o amigo Tom Jobim, que certa vez mandou a pérola ;que país é este em que os mitos somos nós?;, Ziraldo zomba: ;Que país é este em que os anciãos somos nós?;. A palavra velho realmente não combina com ele, apesar de os cabelos brancos já terem aparecido há algumas décadas. Incansável e em constante atividade, o multiartista tem disposição de sobra, de dar inveja a muito super-herói.



De volta a O super asilo, a obra faz parte da compilação Os Zeróis, recém-lançada pela Globo Livros. Lá estão os esboços e desenhos dos heróis criados por Ziraldo e publicados originalmente em O Pasquim, no Jornal do Brasil e na revista Fatos e Fotos desde os anos 1960. Os personagens, contudo, apesar de inspirados nos americanos, deixam de lado a invencibilidade, o vigor e a virilidade para aparecerem em situações não muito confortáveis, mostrando-se humanos demais, risíveis e falíveis, cheios de dúvidas e defeitos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação