Diversão e Arte

Duas perguntas para o Filó, um dos ícones do movimento black do Rio

postado em 23/11/2012 06:00

Duas perguntas para o produtor cultural Asfilófio de Oliveira Filho:

Como era ação dos militantes negros no movimento Black Rio, durante a ditadura?

Os militantes negros frequentavam os bailes trazendo suas contribuições, participando e discutindo as questões raciais. Em 1972, nós frequentávamos como associados o Renascença Clube, clube social da comunidade onde tudo começou como as Noites do Shaft. Eu me reunia com os militantes Carlos Alberto Medeiros, Haroldo de Oliveira e Paulo Roberto dos Santos para traçarmos as estratégias de comunicação durante os bailes. Normalmente usávamos a projeção de slides durante as festas exaltando a auto-estima e a importância da identidade negra. Vale ressaltar que somente nossa equipe, a Soul Grand Prix tinha declaradamente a consciência racial, o que não ocorria com os demais líderes das equipes que compunham os bailes de soul da época.

O Movimento Simba tinha forte influência sobre a comunidade?

Simba não era um movimento e sim uma entidade que se formou sua base em outra entidade, o IPCN ; Instituto de Pesquisas das Culturas Negras. A entidade tinha a retórica de esquerda alcançando setores da academia e da militância.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação