Diversão e Arte

Gastronomia multissensorial ganha espaço em restaurantes de Brasília

postado em 01/12/2012 09:05
Inspirado em bares nova-iorquinos, o 10 0 13 Jazz Pub tem ambiente intimista, aliado à boa música. Enquanto apreciam o show, os clientes saboreiam iguarias, como o camarão-tigre empanado, servido ao molho

Para ser completo, um programa deve aguçar todos os sentidos. Na gastronomia, a regra também vale. Além do paladar, a audição, o tato e o olfato podem ser estimulados, sincronizando o cardápio com a música, a iluminação e a decoração do ambiente. Considerada uma tendência em países como Espanha, China e Estados Unidos, a chamada gastronomia multissensorial também tem espaço em Brasília, onde alguns estabelecimentos começam a se especializar na proposta.

A iluminação baixa com decoração rústica é a marca do restaurante Pobre Juan. Acomodado em poltronas aconchegantes, o cliente saboreia cortes selecionados de carnes, enquanto escuta uma boa música. Entre os gêneros, blues, rock clássico e jazz. ;O Pobre Juan foi criado para receber amigos e família. Portanto, a decoração e tudo o que está relacionado com a casa tem que ter esse espírito;, explica Rafael Valdivia, um dos sócios.



No cardápio, empanadas, choriços e queijos. Na parrilla, substanciosos bifes de lombro, ancho e costela, entre outras carnes. Para acompanhar, o queridinho dos jantares: risoto, que aqui tem sabor de funghi chileno, rúcula, menta e tomate seco com muçarela de búfala. A música, segundo Valdivia, funciona ao aguçar os sentidos dos fregueses, tornando a experiência gastronômica mais agradável.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação