Diversão e Arte

Frevo recebe título da Unesco de Patrimônio Imaterial da Humanidade

postado em 06/12/2012 07:33

Por volta de 13h, a coordenadora de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Patrícia Reis, recebeu a notícia de que o frevo passava a ser, a partir daquele momento, Patrimônio Imaterial da Humanidade, uma seleta lista internacional da própria instituição. A informação veio da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado. ;Soube que foi uma grande festa por lá. A notícia foi muito bem recebida;, contou Patrícia. Jurema acompanhou, ao lado da ministra da Cultura, Marta Suplicy, a 7; Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizado pela organização em Paris.

O frevo é o terceiro elemento cultural brasileiro a ingressar na lista. Já constavam por lá, o samba de roda do Recôncavo Baiano e as expressões orais e gráficas dos Wajãpi, grupo indígena do norte da Amazônia, situado no estado do Amapá. A visibilidade do gênero cresce junto com a responsabilidade. ;O país se compromete, junto com a comunidade cultural, a garantir vida e tradição para o frevo;, explica Patrícia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação