Diversão e Arte

Umbria Jazz Brasil chega a Brasília com espetáculos gratuitos

postado em 14/12/2012 08:05

Encravada no coração da Itália, a região da Umbria tornou-se célebre por suas colinas, castelos, aldeias medievais, pela força das tradições gastronômicas e religiosas e por sua devoção ao jazz. Há 39 anos, a capital, Perúgia, sedia o Umbria Jazz Festival, o maior e mais tradicional do gênero no mundo. Pelas praças e ruas da cidade, músicos e bandas de todos os cantos se apresentam da manhã até a noite. A mística em torno do festival é tanta que a proposta já se espalhou pelos quatro cantos e ganhou até versão brasileira. De sabádo (15/12) a domingo (16/12), Brasília, Fortaleza e São Paulo sediam espetáculos gratuitos, sob a chancela do evento italiano.(Mas atenção: é preciso retirar os ingressos pelo site www.umbriajazz.com.br).

A capital federal é a primeira a receber as três atrações. Neste sábado (15/12), às 18h, o Clube de Engenharia recebe o Trio Corrente, o Hamilton de Hollanda Trio, além do pianista italiano Giovanni Guidi, natural da Umbria. ;Este ano, queríamos um evento mais pop, para atrair um público maior;, destaca Eduardo Gontijo, realizador do festival em terras brasileiras, que buscou gente consagrada para elevar a média de espectadores, em torno de 300 pessoas por apresentação. Gontijo conheceu a iniciativa por influência dos grandes nomes nacionais que já se apresentaram por lá (Caetano Veloso, João Gilberto, Gilberto Gil e Yamandú, por exemplo) e acabou importando a ideia.



UMBRIA JAZZ BRASIL
Festival com participação do Trio Corrente, Hamilton de Hollanda e Giovanni Guidi
Amanhã, às 18h, no Clube de Engenharia (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 1 ; 225-8981). Entrada franca, mediante retirada de ingressos pelo site www.umbriajazz.com.br. Classificação indicativa livre.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação