Diversão e Arte

Bloco carnavalesco Pacotão lança concurso de marchinhas de 2013

Para participar basta enviar as músicas para o e-mail ou Facebook do bloco

postado em 11/01/2013 11:25

Para participar basta enviar as músicas para o e-mail ou Facebook do bloco

O tradicional bloco de Carnaval de rua de Brasília, o Pacotão, convoca, neste sábado (12/1), os foliões para participar do . O evento ocorre na quadra comercial da 408 Norte a partir das 14h e terá atrações como o grupo Asé Dudu e as bandas Podre do Pacotão e Furiosa.

Qualquer pessoa pode participar do concurso. Para isso, basta enviar as músicas em arquivos MP3, letras ou vídeos produzidos em celulares, filmadoras ou aplicativos para o e-mail pacotaofolia@gmail.com. Ou ainda para o Facebook Pacotão Folia, até este sábado. "O pacotão não tem clima de formalidade, por isso algumas pessoas acabam deixando para levar as marchinhas em cima da hora, mas o ideal é que o material seja enviado antes", ressalta José Antônio Filho, conhecido como Joka do Pacotão.



O tema para as produções é livre, mas, as marchinhas devem, preferencialmente, fazer críticas sociais e políticas. Paródias não serão aceitas para o concurso. A comissão organizadora vai escolher as dez melhores sátiras carnavalescas e as três mais votadas serão gravadas no 13; CD do Pacotão. Ao todo, serão 12 jurados, entre jornalistas, artistas e participantes do bloco.

A banda Pacotão estará no evento para animar o concurso e acompanhar a apresentação dos inscritos. No fim da tarde, o resultado será divulgado no local em clima de folia e descontração. "É festa desde o começo da votação. É Carnaval", diz Joka.

Liga dos blocos tradicionais e Pacotão

A Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília surgiu com a necessidade de organizar o calendário de rua do Distrito Federal. Hoje a instituição é composta por oito blocos (Pacotão, Galinho de Brasília, Mamãe Taguá, Asé Dudu, O Menino da Ceilândia, Bloco dos Raparigueiros, Baratona e Baratinha), com objetivo de unir todas as manifestações culturais carnavalescas tradicionais em todo o DF.

O bloco Pacotão é composto por um humor ácido, escrachado e sem partidarismo político. Em 2011 o tema escolhido para as marchinhas foi o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Ficha Limpa. Já em 2012, várias referências ao governo da presidente Dilma Rousseff e à sucessiva queda de ministros suspeitos de envolvimento com atos corruptos desfilaram nas canções do bloco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação