Diversão e Arte

Último dia do Festival de Verão de Salvador uniu axé e reggae music

Natiruts, SOJA, Claudia Leitte e Timbalada agitam as 48 mil pessoas que estiveram no festival

postado em 20/01/2013 16:05

Salvador ; Na Bahia, estação primeira do Brasil, hospitalidade é questão de honra. Na noite deste sábado (20/01), no Festival de Verão, os regueiros americanos do Soldiers os Jah Army, ou apenas SOJA, e os brasilienses do Natiruts sentiram de perto a vibração positiva emanada pelo povo baiano, mais especificamente pelas 48 mil pessoas presentes no Parque de Exposições na quarta e última noite do evento. Contudo, a entrega total só é permitida diante dos conterrâneos ; que o digam Claudia Leitte e Timbalada.

A cultura jamaicana encontrou terreno fértil em Salvador. Vide o bloco afro Muzenza, que adicionou doses de samba-reggae ao carnaval da capital baiana. Logo, é de se esperar que o ritmo de Bob Marley tenha muitos adeptos na cidade. Após o show de abertura do grupo Oito7Nove4 ; formado pelos filhos de Bell Marques, do Chiclete com Banana --, foi a vez do Natiruts subir ao palco principal do festival.


Claudia Leitte comandou a festa entoando os hits de maior sucesso


;Quem tá na vibe positiva põe a mão pro alto e dá um grito aí;, pediu o vocalista Alexandre Carlo, que preferiu ficar no palco e não utilizar a passarela que chegava mais perto do público. Em um show repleto de sucessos, vários deles cantados a uma só voz por artista e plateia, a banda homenageou Gonzagão, fazendo da faixa Andei só um ;xote-reggae;. ;Gonzaga estendeu o tapete vermelho para muita gente que veio depois dele;, disse Carlo.



Os brasilienses receberam no palco o pessoal do projeto social Quabales, formado por jovens e crianças soteropolitanos. A percussão rolou solta com galões, latas de lixo e vassouras. Em outro momento, Carlos saudou os anos 1990 e os contemporâneos Skank, O Rappa e Charlie Brown Jr.,emendando os sucessos Liberdade pra dentro da cabeça e Presente de um beija-flor.

A apresentação do SOJA abaixou a faixa-etária média do público do festival. Adolescentes se espremeram entre as divisas palco-plateia para verem os ídolos, a única atração internacional desta edição. Canções como Rasta courage, Strength to survive e You don;t know me foram cantadas em coro pela garotada.

Com os dreads balançando e o público na mão, o SOJA ensaiou percussão baiana em alguns momentos e simulou uma bateria de escola de samba. Alexandre Carlos, do Natiruts, estava na plateia e disse ter aprovado o show. ;Meu filho é que gosta. No Brasil, são os adolescentes que gostam mais deles;, explicou. ;Eu curto mais os antigos;.

Festa baiana

Antes do SOJA, foi Claudia Leitte quem comandou a festa no palco principal. Vestindo uma blusa estampada com imagens de Rita Lee, a cantora emendou hits em um ritmo frenético, para a alegria de seus fãs. ;Esse figurino de hoje é em homenagem à minha maior inspiração;, detalhou. Pediu a todo tempo que o público dançasse, mas a ninguém dançou mais do que ela ; acompanhada por quatro bailarinos.


Natiruts trouxe a cultura jamaicana ao palco do festival


Largadinho é o novo sucesso da baiana, que pretende emplacá-lo como a canção do carnaval. Para isso, ensinou duas vezes ao público a coreografia. Em uma delas, meteu uma dezena de fãs na passarela para mostrar como é que se fazia.Cantou Shakira, Rolling Stones, Rita Lee, Dorival Caymmi e É o Tchan. ;Eu sou a Carla Perez, pedi primeiro;, brincou, emendando a Dança da bumbum. Leitte colocou também o filho Davi no palco e cantou para ele, em momento que arrancou suspiros da plateia

Quinta e penúltima atração do palco principal, já era quase 3h quando o Timbalada subiu ao palco. Para o público, contudo, era como se a festa estivesse apenas começando. Afinal, desde o começo da noite, várias pessoas circulavam pelo Parque de Exposições com o corpo adornado por pinturas brancas, tal qual as usadas pelos músicos do grupo.

Com 40 artistas no palco, entre instrumentistas e dançarinos, o Timbalada promoveu um carnaval de cores e alegria no Festival de Verão. Denny, o vocalista da trupe, que havia dançado a valsa com Ivete Sangalo naquele mesmo palco, há dois dias, pediu: ;Quem for timbaleiro, joga a mão pra cima;. Toneladas de desejo, Mimar você e Beija-flor, entre outras, garantiram altas temperaturas

;Axé significa muita força, muitas luz. E vocês têm isso;, disse Denny. ;Que coisa linda. Ta filmando?;, perguntou. A noite foi encerrada com o show do Psirico.

O repórter viajou a convite da produção do evento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação