Diversão e Arte

Filme romeno leva Urso de Ouro em Berlim ao contar drama familiar

Relação patológica entre mãe e filho é o tema de "Child's Pose"

Agência France-Presse
postado em 16/02/2013 21:47
Berlim - O cineasta romeno Calin Peter Netzer ganhou neste sábado o Urso de Ouro do 63; Festival de Berlim, pelo filme "Child;s Pose", história de um amor materno asfixiante e desmedido que mostra, ao mesmo tempo, o mundo dos novos ricos, a corrupção e o tráfico de influências que reinam na Romênia. Ao receber o prêmio, Netzer expressou seu desejo de que as autoridades romenas deem um apoio maior ao cinema, e criticou a "censura econômica" que sofrem os cineastas daquele país.

[SAIBAMAIS]"Cornelia", uma arquiteta de 60 anos e amante da ópera, interpretada pela célebre atriz Luminita Gheorghiu, sente por seu filho "Barbu" (Bogdan Dumitrache), 34, um amor exagerado e incondicional. Barbu tenta de todas as formas se tornar independente, e é tão traumatizado pela superproteção que jamais expressa seu amor, chegando a destratar a mãe.



Quando Cornelia fica sabendo que Barbu matou uma criança em um acidente de trânsito, o instinto materno fará com quem ela use todos os artifícios, recorra a amigos influentes e suborne testemunhas para evitar que ele seja preso.

"Quis explorar a relação particular de uma mãe com seu filho, uma relação quase patológica. Na classe média alta romena, há este problema, quis criar um drama psicológico nesta direção", disse Netzer, que se tornou conhecido em 2009, com o filme "Medal of Honour". "Ela é uma mãe que está disposta a tudo para salvar o filho. As mães são muito possessivas nos antigos países do leste, a educação é diferente, são relações quase patológicas", explicou o cineasta.

Netzer acrescentou que a trilha sonora foi inspirada "na música que meus pais ouviam nas festas, típica da classe média alta".

Diretor Calin Peter Netzer e equipe do filme romeno

O roteirista Razvan Radulescu, um dos mais conhecidos de seu país, assinalou que o filme é "sobre a relação patológica entre uma mãe e seu filho, o lugar que o filho ocupa diante dos pais, e vice-versa. Uma história sobre pais que perdem seus filhos de diferentes formas".

O trabalho das câmeras e do diretor de fotografia Andrei Butica busca mostrar o estado psicológico dos personagens, seus sentimentos, suas explosões desesperadas, filmando as cenas quase como um documentário.

A atriz Luminita Gheorghiu afirmou, no entanto, que sua personagem não representa todas as romenas. "Cornelia ama o filho incondicionalmente, mas não recebe nada em troca. Ela tem que aprender a deixá-lo tranquilo, a deixá-lo voar com as próprias asas", comentou.

"Existem mulheres fortes na Romênia, mas isso acontece em todos os países. Se o desejo é de que algo funcione na família, essa é a tarefa da mulher, a construção da família, principalmente desde que damos à luz", afirmou.

No final, Barbu vencerá as frustrações e complexos para se atrever a agir por conta própria, dando a mão ao pai da criança que matou.

Child;s Pose desenvolve o drama traçando uma radiografia sutil da sociedade romena atual, da vida dos novos ricos, e da corrupção em todos os níveis institucionais, reconheceu um dos produtores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação