Diversão e Arte

Martin Scorsese defende a conservação da "cultura visual"

Scorsese insistiu em um compromisso maior com a restauração e a conservação de filmes durante um discurso feito no fórum Jefferson

Agência France-Presse
postado em 02/04/2013 10:39

Diretor americano Martin Scorsese

Washington - O diretor americano Martin Scorsese defendeu a proteção e a conservação do que chamou de "cultura visual", pedindo uma atenção maior para o patrimônio cinematográfico antes de que ele literalmente desapareça.

Scorsese insistiu em um compromisso maior com a restauração e a conservação de filmes durante um discurso feito no fórum Jefferson, um evento dedicado às ciências humanas realizado no Centro John F. Kennedy de Washington.

"Hoje, mais do que nunca, as pessoas são motivadas pelas imagens. Por esta razão, acho que devemos insistir sobre a cultura visual nos centros de ensino. Os jovens devem compreender que as imagens não são apenas para consumo imediato e depois o esquecimento. Devemos ensinar a eles a diferença entre as imagens que contribuem para o desenvolvimento de sua humanidade e de sua inteligência e as imagens que apenas vendem algo".



O cineasta também destacou as inovações que a tecnologia digital proporciona ao cinema, permitindo digitalizar centenas de filmes antigos.

Para apoiar sua tese, Scorsese exibiu trechos de "Um corpo de cai", de Alfred Hitchcock, filme que hoje é considerado uma obra-prima, mas que, quando estreou em 1958, foi considerado apenas outro thriller.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação