Diversão e Arte

Tunísia parabeniza Palma de Ouro de Kechiche, mas não fala sobre o filme

Paixão homossexual é retratada no filme "La vie de Adèle"

Agência France-Presse
postado em 27/05/2013 11:06
A homossexualidade em si não é proibida pela lei na Tunísia, mas a sodomia é punida com três anos de prisão
O ministro tunisiano da Cultura parabenizou nesta segunda-feira o diretor franco-tunisiano Abdellatif Kechiche pela conquista da Palma de Ouro com "La vie de Ad;le", sem entrar no mérito da paixão homossexual retratada no filme, e que é tabu no mundo árabe.

"O ministro da Cultura (Mehdi Mabrouk) parabenizou o diretor Abdellatif Kechiche por este reconhecimento internacional, desejando-lhe sucesso no mundo do cinema", anunciou o ministério.

[SAIBAMAIS]A declaração, no entanto, não mencionou o tema do filme, que narra a paixão ardente entre duas mulheres, uma questão sensível na sociedade árabe-muçulmana.

O ministério também não deu nenhuma indicação quanto a um possível lançamento do filme na Tunísia, cujo governo é liderado pelo movimento islamita Ennahda.

Desde a revolução em janeiro de 2011, várias obras, exposições e festivais têm sido alvos de protestos, às vezes violentos, do movimento islâmico radical, que registra um crescimento significativo desde a queda do regime de Zine El Abidine Ben Ali.

Em outubro, a exibição do filme franco-iraniano "Persépolis" pelo canal privado Nessma TV provocou uma onda de violência entre os radicais islâmicos.

O diretor do canal de televisão foi multado por "atentado à moralidade", já que o filme contém uma cena em que mostra Deus, e sua representação é proibida pelo Islã.


Ao receber a Palma de Ouro, Kechiche dedicou seu filme "a esta bela juventude da França, que me ensinou muito sobre o espírito de liberdade", bem como "outros jovens da revolução tunisina por sua aspiração a viver livremente, e amar livremente".

"É uma bela história, um belo amor, com o qual todos podem se identificar, independentemente da sexualidade", declarou o presidente do júri, o diretor americano Steven Spielberg.

A homossexualidade em si não é proibida pela lei na Tunísia, mas a sodomia é punida com três anos de prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação