Diversão e Arte

Dois diretores marcam a invasão do cinema mexicano a Hollywood

As produções deixam de lado retratos do México e são ficções científicas ambiciosas

postado em 04/06/2013 08:43

A atriz Maribel Verdu em O labirinto do fauno: ficção científica mexicana em Hollywood

O cinema mexicano chegou a Hollywood e para ficar. Dois diretores marcam a invasão: Guillermo del Toro e Alfonso Cuarón. A prova é que ambos estreiam 2013 em produções distantes de seu país de origem, com ficções científicas ambiciosas e aguardadas ; deixando de lado retratos do México e da situação política latina.

Del Toro tem 48 anos e teve como filme de transição para o país de língua inglesa O labirinto do fauno, de 2006 ; apesar de ter feito o primeiro sobre o o herói de quadrinhos, Hellboy, Fauno é o marco de sua carreira ;, que traz uma crítica marcante ao fascismo espanhol do início do século.



Cuarón tem 51 anos e apresentou como carimbo de entrada no hall estrelar do cinema E sua mãe também, de 2001, longa igualmente conhecido por lançar Gael García Bernal. O filme é um road movie que se passa no México e retrata uma nova geração intelectual mexicana descobrindo a si mesma em seu país.

As produções deixam de lado retratos do México e são ficções científicas ambiciosas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação