Diversão e Arte

Mirtilo, o blueberry, sofistica receitas pelo sabor e pela textura marcante

Comum na América do Norte, a fruta da longevidade começa a se destacar em sobremesas e pratos principais brasileiros

Paulo Lima
postado em 06/06/2013 09:29

Geralmente menor que as uvas, o mirtilo é plantado principalmente no Rio Grande do Sul

Ele faz sucesso há muitos anos nos Estados Unidos e na Europa. Agora, o mirtilo, também conhecido como blueberry e arándano, começa a ganhar espaço na gastronomia brasileira. O aproveitamento é diversificado: em receitas salgadas, em doces requintados e, até mesmo, no bom e conhecido brigadeiro. Não se sabe se é modismo ou se o ingrediente veio para ficar, mas o fato é que ele tem presença marcante. A coloração, o sabor, a textura e a lista de benefícios à saúde se encarregam disso.



Consultor de gastronomia, João Roberto conta que usa o mirtilo em receitas há anos. Para ele, a fruta é pequena no tamanho, mas grandiosa nas opções de complemento de pratos. ;É um ingrediente ímpar na cozinha. Pode ser usado com caldas diversas, basta explorar a imaginação;, diz. Roberto, que comanda o restaurante Mirante Brasserie, em São Paulo, investe, entre várias receitas, no crustáceo cavaquinha com molho de mirtilo. Para a calda, esmaga os mirtilos e os leva ao fogo com vinho tinto seco, vinagre balsâmico e açúcar granulado. Quando a calda fica parecida com xarope, é despejada sobre a carne macia e delicada da cavaquinha. ;Como a fruta não é muito ácida, vai muito bem com o crustáceo. Faz uma combinação gostosa tanto para comer quanto para se ver, pois o mirtilo tem uma pigmentação única.; O consultor indica ainda o uso da frutinha com peixes, como o linguado, com carne de pato e de coelho.

Chef Marilde Cavaletti ensina como o mirtilo pode ser bem aproveitado na cozinha

[VIDEO1]

Comum na América do Norte, a fruta da longevidade começa a se destacar em sobremesas e pratos principais brasileiros

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação