Diversão e Arte

São Paulo recebe 24 filmes nacionais da Mostra de Cinema de Tiradentes

O Festival é dedicado a divulgação do cinema brasileiro independente

postado em 09/07/2013 19:05
Prossegue até quinta-feira (11/7) a Mostra de Cinema de Tiradentes, um festival dedicado à divulgação do cinema brasileiro independente que chega a São Paulo depois de 16 anos sendo apresentado na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Estão sendo exibidos 24 títulos nacionais em pré-estreia, dos quais 13 são longas e 11 curtas. Com o tema Fora de Centro e o Centro do País, o evento propõe uma discussão sobre a produção cinematográfica brasileira realizada fora do eixo Rio-São Paulo.

Leia mais em Diversão e Arte

De acordo com os promotores do evento, a mostra tem a pretensão de ser um espaço de discussão, formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo. Na sessão de abertura, na noite da última quinta-feira (4/7) passada, foi exibido em pré-estreia nacional o filme Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle, um longa coproduzido pelo Canal Brasil e vencedor do prêmio de melhor filme pelo júri popular da 16; edição da mostra, em janeiro deste ano, na cidade de Tiradentes, Minas Gerais.

A Mostra Tiradentes em São Paulo traz ainda como destaque os longas Linz ; Quando Todos os Acidentes Acontecem, de Alexandre Veras Costa, e Matéria de Composição, ambos premiados na edição da Mostra de Tiradentes de 2013, além de Boa Sorte, Meu Amor, do diretor Daniel Aragão. Entre os curtas, destaque para Pouco Mais de um Mês, de André Novaes Oliveira, premiado na edição desse ano do Festival de Cannes, e O Ouvido de Vinícius, de Sérgio Oliveira e Ezequiel Pierri.

A edição paulista do festival terá ainda, nesta quarta-feira (10/7), às 19h30, o lançamento do livro Cinema sem Fronteiras, com artigos, crônicas e entrevistas de 50 profissionais de diversas áreas do cinema que participaram das 16 edições do evento em Tiradentes. A mostra, realizada no CineSesc, irá premiar um dos longas em exibição com o Troféu Barroco, concedido por um júri formado entre estudantes paulistas de cinema e audiovisual. A entrada é gratuita e a programação pode ser consultada no endereço http://www.universoproducao.com.br/mostratiradentes/2013SP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação