Diversão e Arte

Primeiros álbuns de Madonna e Metallica completam três décadas

Com apenas dois dias de diferença do lançamento, os discos marcaram o começo de duas carreiras de sucesso

postado em 24/07/2013 06:05

[VIDEO1]

O ano de 1983 foi histórico para a música. Michael Jackson dava as cartas no pop com Thriller, que, mesmo lançado no ano anterior, ainda era o principal álbum do gênero. No rock, The Police e Queen comandavam as massas. The final cut foi o último trabalho lançado pelo trio Waters, Gilmour e Mason no Pink Floyd. Dylan andava confuso e tentava despir-se dos álbuns que abordavam uma temática cristã. Paul McCartney lançava Pipes of peace, o primeiro de uma série de discos que o compositor faz questão de ignorar. Os Rolling Stones se perdiam em Undercover (e só piorariam no restante da década). No rock pesado, o Led Zeppelin já não existia, e o Black Sabbath tentava reinventar-se sem Ozzy Osbourne.



Neste cenário peculiar, no dia 25 de julho nascia Kill;em all, álbum absolutamente obrigatório do grupo Metallica, não apenas do thrash metal, mas de tudo o que se entende como rock pesado. De similar importância, apenas dois dias depois, Madonna construía seu primeiro degrau rumo ao trono do pop, sendo uma fortíssima influência para as gerações posteriores, não apenas na música, mas na moda e no comportamento.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação