Diversão e Arte

Desenhos de Leonardo da Vinci ganham exposição em Veneza

A exibição "Leonardo da Vinci: homem universal" reúne 52 desenhos de caráter artístico e científico feitos pelo gênio renascentista

Agência France-Presse
postado em 28/08/2013 16:13
Homem Vitruviano, obra de Leonardo da VinciVeneza - O "Homem Vitruviano", uma das obras-primas de Leonardo da Vinci, e mais outros desenhos do mestre italiano estarão de braços abertos ao público a partir desta quinta-feira (29/8), numa rara exposição organizada pela Galleria dell;Academia de Veneza.

A exibição "Leonardo da Vinci: homem universal" reúne 52 desenhos de caráter artístico e científico feitos pelo gênio renascentista. Vedete da mostra, o "Homem Vitruviano", onde o artista faz um estudo das proporções anatômicas ideais do corpo humano, esteve fora do alcance do público por 30 anos.

A exposição é composta por gravuras pertencentes ao acervo do museu veneziano, mas também de coleções da família real britânica, dos ingleses Ashmolean e British Museum e do Museu do Louvre, na França. Os temas das imagens são variados, e passam pela botânica, mecânica, ótica e guerra, assim como diversos estudos preparatórios para suas obras mais famosas.



Segundo a organizadora da exposição, Annalisa Perissa Torriani, os visitantes poderão contemplar parte do trabalho de reflexão de Leonardo da Vinci (1452-1519).

"[A exposição] mostra como da Vinci traduzia os pensamentos de seu cérebro para sua mão, mas sempre voltava atrás para fazer correções e acréscimos", explicou Torriani.

A mostra "Leonardo da Vinci: homem universal" será realizada até 1; de dezembro, na Galleria dell;Academia, em Veneza.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação