Diversão e Arte

Documentário traz depoimentos de família perseguida pela ditadura no Brasil

São histórias de resistência narradas em Repare bem, atualmente em cartaz nos cinemas

postado em 31/08/2013 08:40
Repare bem apresenta a história de Denise, que foi casada com o guerrilheiro Eduardo Collen Leite, o

A atriz portuguesa Maria de Medeiros tem a capacidade de multiplicar-se. Canta, atua em vários idiomas e dirige filmes. Frequentemente vem ao Brasil para compromissos profissionais. Em um deles, conheceu a história de três mulheres da mesma família que sentiram na pele (e no coração) as violências da ditadura militar no Brasil. Encarnación, Denise e Eduarda são avó, mãe e filha com histórias de resistência narrada no documentário Repare bem, atualmente em cartaz nos cinemas.



Para melhor localizar a história dessa família, é preciso retroceder no tempo quando José Maria Crispim, deputado comunista casado com Encarnación, foi perseguido pela ditadura de Getúlio Vargas e precisou fugir do Brasil para se exilar na Itália. A esposa ficou com Denise e outro filho no Brasil, vivendo na clandestinidade e em situação de extrema pobreza. Na juventude, como militante da Vanguarda Revolucionária, a caçula de Encarnación conheceu o guerrilheiro Eduardo Leite, codinome Bacuri e apaixonou-se por ele. Os dois mantiveram um romance e geraram uma filha, nascida quando ela estava em prisão militar e Eduardo, nas mãos de torturadores.

A matéria completa está disponível para assinantes neste link. Clique aqui para assinar o jornal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação