Diversão e Arte

Obras da geração beat estão disponíveis gratuitamente na internet

Site disponibiliza manuscritos, poemas inéditos e obras de arte

Nahima Maciel
postado em 28/09/2013 08:00
[VIDEO1]

Charles Bukowski despertou o interesse do Federal Bureau of Investigation (FBI) no fim da década de 1960. Um texto publicado em um jornal hippie de Los Angeles chamou a atenção da inteligência americana. Nada de mais, apenas algumas palavras ousadas típicas de Bukowski na coluna de Open City, conhecida dos escritores underground nos anos 1960. O material reunido pelos investigadores ganhou caráter sigiloso durante décadas, mas, agora, aparece inteiramente exposto ao público no site bukowski.net, um projeto que coloca, em linha, manuscritos, poemas inéditos, obras de arte e um conjunto precioso de informações sobre o escritor.

Site disponibiliza manuscritos, poemas inéditos e obras de arte

O acesso a manuscritos é, geralmente, algo restrito àqueles que podem se deslocar até a seção de livros raros de grandes bibiliotecas, mas a mágica da internet é justamente encurtar esse caminho. E Bukowski não é o único da geração beat a ganhar a rede. Poemas e manuscritos originais de William S. Burroughs também estão disponíveis no Reality Studio (http://realitystudio.org) e é possível pesquisar alguns manuscritos de Allen Ginsberg no Allen Ginsberg Project (http://www.allenginsberg.org).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação